Taxa de juros na mão: Lula terá 4 dos 9 diretores do BC na terça (2/1)
A partir de 2024, quatro dos nove diretores do Banco Central (BC) terão sido indicados pelo presidente Lula. Comitê do BC define juros
A partir de 2024, quatro dos nove diretores do Banco Central (BC) terão sido indicados pelo presidente Lula. Comitê do BC define juros
A partir da próxima terça-feira (2/1), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) terá indicado quatro dos nove diretores no Comitê de Política Monetária (Copom), órgão do Banco Central (BC) responsável por definir a taxa básica de juros, a Selic. A instituição informou que a posse de dois novos nomes indicados pelo petista vai ocorrer já no segundo dia de 2024.
Os novos diretores são os economistas Paulo Picchetti e Rodrigo Alves Teixeira. A posse deles ocorre menos de um mês após a aprovação das indicações do Poder Executivo pelo Senado Federal, e a publicação dos decretos de nomeação no Diário Oficial da União (DOU).
Eles se juntarão a Gabriel Galípolo (diretor de Política Monetária) e Ailton de Aquino (diretor de Fiscalização), indicados por Lula em maio. Ambos participam das reuniões do Copom desde agosto deste ano, mês em que o órgão iniciou o ciclo de corte da Selic.
Copom baixa juros em 0,5 ponto percentual e Selic fecha 2023 em 11,75%
Matéria original:
Foto: Breno Esaki/Metrópoles
Metrópoles