Servidores participam da campanha de doação de sangue no Palácio Rio Madeira, em Porto Velho
A ação, que acontece até quinta-feira (4), foi aberta a todos os servidores estaduais da sede do Governo de RO, além do público em geral
A ação, que acontece até quinta-feira (4), foi aberta a todos os servidores estaduais da sede do Governo de RO, além do público em geral
De braços estendidos e coração solidário, servidores do estado uniram-se na quarta-feira (3), para participar da 3ª edição da Campanha de Doação de Sangue, no auditório da Escola de Governo, no Palácio Rio Madeira (PRM), em Porto Velho. A coleta externa, que encerra nesta quinta-feira (4), e visando o abastecimento dos estoques na hemorrede rondoniense; coordenada pela Procuradoria-Geral do Estado (PGE/RO), em parceria com a Fundação Estadual de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron) e o Projeto Escola de Governo.
Semelhante às edições anteriores, a ação foi aberta a todos os servidores estaduais que trabalham nas dependências do PRM, bem como ao público em geral, que queira saber mais e fazer experiência do ato de doar. No auditório onde ocorreu a ação, foi montada uma estrutura idêntica à sala de captação da Fhemeron, para melhor manter o fluxo de coleta nos voluntários, além de contar com salas extras para triagem e entrevista, que compõem as etapas do procedimento.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha evidenciou que, levar a estrutura para o local de trabalho dos servidores promove mais tranquilidade e encoraja a atitude das pessoas. “O abastecimento dos hemocentros é uma prioridade no setor da saúde pública, razão pela qual, esta campanha exalta a importância do gesto, tendo em conta a constante dependência de sangue para inúmeros procedimentos médicos. Entende-se que participar deste projeto significa estar mais comprometido com o bem da vida, por isso é necessário manter esta missão com mais frequência para atrair mais doadores.”
O procurador-geral da PGE, Thiago Alencar, falou sobre a importância de adesão de mais órgãos estaduais à iniciativa. “Trabalhamos para unir a sociedade em geral na garantia do direito à saúde, por isso daremos continuidade a esse projeto com mais frequência, uma vez que mobiliza muitas secretarias, superintendências e departamentos. Vale destacar que, ao assumirmos esse desafio com a Fhemeron, entendemos que essa responsabilidade não se limita a um órgão específico, mas é uma luta de todos pelo bem do próximo.”
VOLUNTÁRIOS
A doação no auditório seguiu o mesmo padrão realizado na sede da Fhemeron, em Porto Velho. Depois de passar pela triagem e entrevista com técnicos, os voluntários se dirigiram ao espaço onde estavam dispostas as poltronas. A experiência de realizar a doação foi relatada por alguns doadores, no primeiro dia da campanha.
Servidora da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Eliane Viana Araújo, ao doar sangue pela primeira vez, entendeu como o simples gesto impacta a vida de muitas pessoas. “Muitos servidores não conseguem ir até a Fhemeron porque estão em horário de trabalho. Com a campanha, temos a oportunidade de doar com mais facilidade. Hoje, assumi o compromisso de ajudar as pessoas, espero que esse movimento se repita para contribuir mais vezes”, explicou.
O servidor da Superintendência de Gestão dos Gastos Públicos e Administrativos (Sugesp), Luiz Felipe comentou sobre o fato de ser um doador. “Ajudar sem olhar a quem é o que marca a doação de sangue, tendo como principal vantagem fazer o outro se sentir melhor. Estou realizando esta ação voluntária pela segunda vez, e tem sido uma vivência interessante e satisfatória. Vale a pena assumir esta missão, que enriquece o nosso lado humano e transforma a vida das pessoas.”
SEJA DOADOR
Cada doação é feita para garantir um maior número de bolsas para a Fundação de Hematologia, que atende unidades hospitalares públicas e privadas do estado. O interessado em ser doador deve chegar ao local prevenido de documento de identificação com foto, além de atender critérios recomendados pelas autoridades sanitárias.
Segundo a gerente de Captação, Maria Luíza Pereira, o trabalho promovido pela fundação busca inovar as estratégias. “Quem doa sangue se torna uma pessoa diferente pelo gesto nobre realizado. Entender que podemos contribuir para salvar a vida de outras pessoas é humano. Estaremos sempre dispostos a ampliar o acesso à população que deseja participar desta corrente de solidariedade, levando a estrutura da Fhemeron aos interessados possam conhecê-la e vivenciá-la.”
As orientações para se tornar doador de sangue são as seguintes:
- Estar bem de saúde e alimentado;
- Ter entre 16 e 69 anos de idade (16 e 17 anos com autorização dos pais);
- Pesar 50 kg ou mais;
- Dormir por pelo menos oito horas no dia anterior à doação;
- Não fumar por pelo menos duas horas anteriores ao momento da doação;
- Tomar café da manhã leve;
- Homens podem doar até quatro vezes ao ano, em intervalos de 60 dias (dois meses);
- Mulheres podem doar até três vezes ao ano, em intervalos de 90 dias (três meses).
Os impedimentos temporários e permanentes para doação podem ser conferidos na página da Fhemeron, disponível no link: https://rondonia.ro.gov.br/fhemeron/institucional/requisitos-para-doar-sangue/.