Senador Odacir encontra ministro de Minas e Energia para resolver questão do gás de Urucu
Porto Velho, RO – O senador da República Odacir Soares (PP-RO) se encontrou em Brasília com o ministro de Minas e Energia de Dilma Rousseff (PT), Edison Lobão, que, pela segunda vez desde 2011, comanda o ministério.
Sua primeira passagem foi em 2008, desde o início do segundo mandato do ex-presidente Lula.
Soares aproveitou a ocasião para expor ao ministro diversas questões que envolvem o estado de Rondônia, mas, primeiramente, abordou a situação do gás de Urucu, demanda que se arrasta há um bom tempo sem solução definitiva.
O fato de o gás não ter chegado ainda a Rondônia é atribuído pelo senador à falta de empenho tanto do governo estadual quanto do federal, além da inércia de ação parlamentar por parte da bancada que representa o estado no Congresso Nacional.
– Sabemos a importância que tem o gás de Urucu e, por isso, levamos esta questão diretamente ao ministro Edison Lobão que, tenho certeza, voltará os esforços do governo federal a fim de resolvê-la de uma vez por todas. Também temos ciência, através de levantamentos, pesquisas e estudos que, além do gás em Urucu no Amazonas, Rondônia tem grandes jazidas de reservas de gás na região da Chapada dos Parecis e nas fronteiras com a Bolívia. Por isso é imprescindível que ao menos agora os governos e os parlamentares de Rondônia se empenhem para que o gás chegue a Rondônia, especialmente em Porto Velho – destacou o congressista.
Odacir Soares ainda informou a Lobão a importância da viabilização do empreendimento para melhorar os índices de desenvolvimento e a qualidade de vida dos cidadãos rondonienses.
– O gás de Urucu vai aumentar a receita fiscal e atrair indústrias. Teremos indústrias de cerâmicas, fundição, panificação e outras com menos custo de produção; abastecimento veicular, geração de energia de melhor qualidade e mais barata. No fim, vamos melhorar a diversidade da matriz energética do Estado e do Brasil – concluiu durante o encontro com o ministro.