Modern technology gives us many things.

Secretário de Estado da Saúde grava vídeo indignado após festas na capital

Fernando Máximo alertou: sistema de saúde do Estado podem entrar em colapso

Fernando Máximo alertou: sistema de saúde do Estado podem entrar em colapso

O secretário de Estado da Saúde de Rondônia, Fernando Máximo, gravou um vídeo indignado, para mostrar como alguns moradores de colocaram em risco a vida de milhares de pessoas: eles participaram de uma festa, contrariando o decreto do governador Marcos Rocha (PSL), que proíbe aglomerações em eventos.

Segundo o titular da Sesau, após o acontecimento, disparou o número de exames que deram positivo para o Coronavirus. O efeito da irresponsabilidade, no entanto, poderá ser sentido nos próximos dias. Em sua fala, Máximo alertou que o aumento dos casos pode levar o sistema público de saúde ao colapso.

Mas, a festa que o secretário mencionou em sua gravação, e que teria sido realizada no dia 04 de abril, não foi a única a disseminar a Covid-19 na capital de Rondônia. A Secretaria Municipal de Saúde de Porto Velho (Semusa) confirmou ontem que policiais e autoridades sanitárias precisaram interromper uma festa realizada na cidade no sábado (11). Entre os convidados estavam pacientes que descumpriram a ordem de quarentena por contágio com o novo .

Foram necessárias duas intervenções da polícia para acabar com a aglomeração, que só teria terminado no domingo (12). O Estadual (MP-RO) revelou que a Promotoria da Saúde apura o caso, mas não repassou mais informações, pois trata-se de dados “sigilosos de pacientes”.

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) informou que também acompanha e investiga a realização da festa, que reuniu cerca de 30 pessoas. De acordo com a pasta, havia pessoas que testaram positivo para a doença, entre elas três diagnósticos de Ariquemes, no Vale do Jamari, e um de Porto Velho.

A Sesau também confirmou que alguns participantes da festa fizeram para detecção do Coronavírus Sars-Cov2.

Em nota, a secretaria disse que não foi possível fechar um novo informativo de casos atualizados nesta segunda, pois há necessidade de confirmação dos pacientes com suspeita de contágio que estiveram no evento particular.

“Os casos foram notificados na plataforma E-Sus VE pelo Cievs de Porto Velho, mas ainda aguardam o lançamento de confirmação oficial da diretoria da Vigilância em Saúde da capital. O boletim será divulgado assim que todos os casos desta segunda-feira (13) estejam confirmados, tanto em relação ao critério clínico epidemiológico como laboratorial”, diz a pasta no texto.

A reunião investigada contraria as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), pois ressalta que o isolamento social é a principal medida para conter a disseminação da doença.

Conforme balanço mais recente da Sesau divulgado no último domingo (12), Rondônia já soma 42 confirmações de Covid-19. Até o momento, o estado tem duas mortes confirmadas. A última é de um taxista, de 66 anos, que foi achado dentro de casa em Porto Velho. Em todo o Brasil já são mais de 1,3 mil mortes pela doença.

CLIQUE ABAIXO e assista o vídeo.

http://www.facebook.com/watch/?v=227375101657952

Folha do sul online

Relacionado
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.