Seca em Espigão do Oeste acende sinal de alerta sobre preservação de bacias, matas ciliares, córregos e nascentes em Rondônia
Rio Palmeiras está praticamente “morto” e as autoridades terão realizar um trabalho de recuperação o mais rápido possível
Rio Palmeiras está praticamente “morto” e as autoridades terão realizar um trabalho de recuperação o mais rápido possível
Porto Velho, RO – O estado do Rio Palmeiras, que abastece a cidade de Espigão do Oeste, acende um sinal de alerta à sociedade de Rondônia.
A seca afeta toda a região, e autoridades municipais e estaduais terão de se desdobrar a fim de realizar um trabalho minucioso de recuperação que envolve conscientização e aplicação correta de recursos públicos.
“Olá, Espigão do Oeste, olá Rondônia. Olá Brasil, hoje é dia 24/10/2023 e infelizmente, em razão desse fenômeno, El Niño, que está afetando toda a região amazônica, nós estamos vivenciando isso aqui. Esse aqui é o Rio Palmeiras, o principal rio que abastece toda a cidade de Espigão do Oeste”, disse.
E acresceu:
“Infelizmente, nós chegamos a esse ponto, o rio praticamente perdeu a capacidade de vazão. Nós tivemos que desligar os equipamentos. Porque todos eles estão ali no seco, praticamente.
Em período normal, período de verão, de inverno, nós temos aqui um nível do Rio aqui, pouco mais de 3 m de altura. E hoje, infelizmente, nós estamos vivendo vivenciando isso aqui, fato que vai prejudicar toda a população Espigão do Oeste porque é o único rio que nós temos aqui próximo para poder captar água e tratar e distribuir para a população. Então é uma situação preocupante, uma situação alarmante e nós vamos entrar em contato com todas as autoridades, né, que são vinculadas ao município e ao estado de Rondônia também para tentar encontrar um caminho mais viável”.
Por fim, Fernandes pede:
“Economizem água o máximo possível. Sei que já não tem, mas o que tiver, economizem, acionem e não desperdicem água”, sacramentou.
CONFIRA:
VEJA TAMBÉM:
PROJETO DE LEI: