Modern technology gives us many things.

Saiba tudo sobre transição energética

Você sabe o que é transição energética? Entenda tudo sobre esse processo fundamental para a sustentabilidade

Nos últimos tempos, cresceu a preocupação com os efeitos da grande emissão de gases como o carbono na natureza, o que coloca o mundo inteiro em alerta. O conceito de transição energética, portanto, nunca foi tão atual. Hoje, é preciso buscar como eficiência de distribuição de energia, aproveitando melhor o potencial das fontes para gastar menos e evitar desperdícios.

Entenda o que significa o processo de transição, seus objetivos e sua inserção no meio empresarial!

O que é transição energética?

A transição energética está ligada às mudanças realizadas nas fontes geradoras de energia em um país. É um processo no qual se migra de soluções que causam excesso de resíduos para fontes renováveis, como energia solar, eólica, biomassa, entre outras.

Além da poluição gerada, que provoca discussões já há muitos anos, também entra em pauta a atenção pela desigualdade. Conforme o relatório Tracking SDG 7: The Energy Progress Report, em 2030, 660 milhões de pessoas ainda não terão acesso à eletricidade, caso não haja mudanças drásticas até lá. É por isso que existe um movimento forte para mudanças acerca do direito de energia.

O estudo destaca que de 2010 a 2019, mais de um bilhão de pessoas obtiveram acesso à energia elétrica, principalmente, por meio de fontes renováveis. Desse modo, temos a transição energética como um caminho que todas as nações devem percorrer para preservar o planeta e os recursos.

Só assim para promover mais qualidade de vida para a sociedade atual, que já sente na pele os impactos do aumento da temperatura global. Isso, a cada ano, evidencia o que os excessos estão causando para a coletividade.

O objetivo do processo

O principal objetivo da transição energética é colocar o mundo inteiro para buscar formas mais sustentáveis de atender as demandas da população. Afinal, há uma preocupação com o presente e com o futuro, e a eficiência energética deve ser imposta na prática. Além disso, o processo fala bastante sobre a educação quanto ao uso de energia.

O que parece uma simples atitude à primeira vista, na verdade, é uma desafiadora mudança de cultura e comportamento. Visto que a energia é um recurso finito, a educação tem um papel fundamental para formar cidadãos comprometidos com a sociedade.

Alinhe sua empresa com a transição energética?

Bom, é importante entender o que é e qual o objetivo do processo de transição energética, pois alinha governo e sociedade na procura por um mundo com mais qualidade de vida.

O setor empresarial, nesse contexto, pode colaborar bastante. Muitas companhias já buscam alternativas para encontrar novas fontes, e essa missão pode ser feita em conjunto com um escritório de advogados, com foco em direito de energia e direito societário.

Relacionado
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.