Rondônia terá segurança integrada para os dias de Carnaval
Neste sábado (14), na capital, a Secretaria de Segurança Pública (Sesdec) disponibilizará 200 policiais militares, além de bombeiros e do efetivo já previsto, para garantir a segurança dos foliões, na ‘Banda Do Vai Quem Quer’. No sábado seguinte (21), 160 policiais militares, e 60 bombeiros, garantirão o reforço da segurança dos populares, durante o trajeto do bloco ‘Galo da Meia Noite’. Nos demais dias de folia, onde ocorrerão eventos de menores portes, serão destinados mais 70 policiais militares e 25 bombeiros.
No interior do estado, o policiamento também será reforçado nas 42 unidades de policia. O delegado Júlio Ugalde, assessor institucional da Sesdec, informou que só na capital, serão 24 delegados de plantão, além do reforço de escrivães e agentes.
Nas fronteiras, o policiamento será mantido nas regiões de Vilhena, Guajará-Mirim, São Miguel do Guaporé e Porto Velho, onde já foram feitas barreiras preventivas no pré-carnaval. De acordo o major André Glanert, os trabalhos de fiscalização já foram reforçados para coibir saída e entrada de veículos roubados e furtados, drogas, armas e contrabando e descaminhos, “Estamos usando um veículo equipado com o raio-X, que possibilita uma abordagem mais eficiente e precisa. No período de carnaval, os trabalhos serão mantidos e intensificados”, explica o major.
Para diminuir também o índice de crimes de trânsito, a Ciatran fará força tarefa, com blitze da Lei Seca e colocará mais 120 policiais nas ruas. A Central de Polícia também ganhará reforço e atenderá todas as demandas dos dias de folia. É o que garante o secretário de segurança, Antônio Reis. “Rondônia fez um planejamento estratégico e a segurança será mantida para gerar tranquilidade aos cidadãos”, diz Reis.
No caso de algum incidente, o cidadão ainda poderá registrar o boletim de ocorrências nos Departamentos de Polícia mais próximo, além da facilidade de registrar online, por meio da Delegacia Interativa (http://infopol.ro.gov.br/delegaciainterativa), crimes como furtos, roubos, acidentes de trânsito sem vítimas.
Fonte: Lu Braga