Raupp defende o fim da reeleição e mandato de 5 anos
O Senador Valdir Raupp defendeu o fim da reeleição para os cargos de prefeitos, governadores e presidente da República e um mandato de 5 anos para todos os cargos eletivos. O senador fez esta defesa durante pronunciamento da tribuna quando comentava a minirreforma política que tramita no Senado Federal
Segundo ele, o atual momento de crise política e econômica do Brasil é propicio para a realização de uma reforma política que defina o fim da reeleição e o tempo de mandato dos agentes políticos, em 5 anos.
Raupp lembrou que é autor de uma Proposta de Emenda Constitucional(PEC) que versa sobre o fim das coligações proporcionais e que tem como relator o senador Antônio Anastasia(PSDB-MG). A Câmara dos Deputados já derrubou duas PEC’s aprovadas pelo Senado que tratavam sobre o mesmo tema.
Atualmente, encontra-se pronta uma minirreforma política que dispõe sobre as vedações das coligações proporcionais, a partir de 2020 e deixa de fora o fim do instituto da reeleição, frisou o parlamentar ao colocar o tema para debate no Senado.
Ao defender o fim da reeleição, o senador citou que um levantamento feito por ele constatou que em 2016 metade dos prefeitos não se candidatou a reeleição e o pleito teve a menor taxa de prefeitos que se reelegeram: foram 48% contra 66% na eleição municipal de 2008.
A reeleição introduz um desequilíbrio injusto e beneficia os que estão no poder com a máquina administrativa na mão e vicia o jogo eleitoral, ressaltou o senador Raupp.
O país precisa de medidas duras e urgentes diante do atual momento e o Parlamento pode e deve contribuir com a melhoria da qualidade de vida da população, frisou o senador ao concluir o seu discurso nesta segunda-feira, dia 24.