Queimadas: Aeroporto de Porto Velho fecha pista por causa de fumaça
Visibilidade está tão comprometida que o Aeroporto opera pousos e decolagens por instrumentos de navegação
Visibilidade está tão comprometida que o Aeroporto opera pousos e decolagens por instrumentos de navegação
O Aeroporto Internacional de Porto Velho, em Rondônia, interditou a pista de voo devido à densa cortina de fumaça que cobriu o céu da cidade, comprometendo a visibilidade. Até a tarde desta quinta-feira (15/8), quatro voos foram desviados e outros quatro cancelados.
Dezenas de passageiros se aglomeraram no aeroporto, com alguns causando tumulto. Imagens registram o momento.
Em nota, o Aeroporto Governador Jorge Teixeira de Oliveira informou que “os pousos e decolagens estão sendo realizados por instrumentos”, ou seja, por meio de sensores que permitem operações seguras mesmo sem visibilidade.
O aeroporto orienta os passageiros a buscarem informações com suas companhias aéreas.
Queimadas em Rondônia
Segundo o BDQueimadas e o Inpe, Rondônia registrou 3.858 focos de incêndio de janeiro a agosto deste ano, ocupando o 8º lugar entre os estados.
A advogada Deborah Sampaio, moradora de Brasília e natural de Porto Velho, voltou à cidade nesta quarta-feira e ficou impressionada com a situação. Ela relatou dificuldades respiratórias e impacto nas atividades diárias devido à fumaça. “Está impossível a situação aqui. Faz tempo que não chove, e as pessoas ainda colocam fogo, piorando a qualidade do ar. A respiração está difícil, e as crianças sofrem muito. As pessoas precisam entender que queimadas prejudicam toda a sociedade”, afirmou.
Com informações de Correio Braziliense