Prefeitura vai fortalecer políticas públicas em favor dos idosos de Porto Velho
O prefeito Mauro Nazif participou da 3ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Porto Velho, realizada sexta-feira (5), no espaço Ello Eventos. No início da tarde, ele esteve no local, onde conversou com os organizadores e idosos de vários bairros da cidade. Também visitou as oficinas, elogiou o trabalho realizado e até almoçou com a secretária de assistência social, Maria Alzenir da Silva, responsável pela conferência. “Estamos demonstrando o apoio da prefeitura a essas pessoas que muito contribuíram e ainda contribuem para com o desenvolvimento do Município. Nosso objetivo é incrementar ainda mais as ações que valorizem os grupos da melhor idade”, destacou. Nazif acrescentou que já conversou com a secretária Alzenir e a equipe técnica da Semas visando implantar novas políticas públicas em benefício dos idosos de Porto Velho.
A secretária acrescentou que as novas políticas deverão ser sugeridas pelos próprios idosos, como fruto das discussões e debates durante a 3ª Conferência. “Vamos aguardar a apresentação das propostas para que sejam incorporadas ao nosso programa de governo. O que for prioridade para eles, nós vamos priorizar”, enfatizou Maria Alzenir.
Atividades
Formado em teatro e artes visuais, Cláudio Vrena foi o instrutor da “Oficina de Vivência” realizada durante a 3ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa na capital de Rondônia. Uma das técnicas ensinadas por ele foi a pintura a dedo (em tela), utilizando base caseira, tinta e pigmento xadrez. “A ideia é que eles possam ter meios para melhorar a renda e, consequentemente, a qualidade de vida, além de funcionar como terapia ocupacional”, disse.
A organizadora da conferência, Fernanda Rocha, falou sobre outras atividades importantes realizadas na tarde de sexta-feira. Uma delas foi a oficina “Saber Previdência”, na qual os participantes aprenderam como utilizar o caixa eletrônico para sacar o benefício, direitos da pessoa idosa e sobre o programa Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Em outra oficina intitulada “Empoderamento em Saúde”, aprenderam sobre medicina alternativa (remédios caseiros), doenças sexualmente transmissíveis, alimentação saudável e a importância do exercício físico para manter a saúde, dentre outros. Um enfermeiro e um profissional de Educação Física comandaram os trabalhos.
Houve, ainda, exposição de produtos artesanais confeccionados pelo grupo do Centro de Convivência do Idoso. A exposição serviu para mostrar os talentos dos idosos e para comercializar os produtos. Ao final da conferência, foi realizada uma plenária para aprovação das propostas a serem discutidas durante a Conferência Estadual. Também foram eleitos 20 delegados que irão defender essas propostas e debater outras durante o evento a ser organizado pelo governo do estado.