Prefeitura está prestes a concluir mutirão de limpeza em todos os bairros de Porto Velho
A prefeitura de Porto Velho continua realizando mutirões de limpeza em todas as regiões da cidade. Dos 68 bairros, restam apenas oito para serem contemplados. Recentemente a Secretaria Municipal de Serviços Básicos (Semusb), responsável pelas ações, concluiu a limpeza do bairro Planalto 2, na zona Norte da capital de Rondônia. O objetivo é deixar todos limpos até o final do ano.
Nesta quarta feira (28), de acordo com o secretário adjunto da Semusb, Itamar Ribeiro, que coordena os mutirões, uma equipe vai iniciar os trabalhos no bairro Jardim Santana, no setor Leste. Se tudo ocorrer conforme o que está programado, em uma semana o serviço será concluído.
Ribeiro explica que o mutirão é realizado em parceria com os moradores, que são orientados a retirar todo lixo e entulho dos quintais e colocar na rua. Com isso, a prefeitura evita que as vias fiquem sujas novamente em poucos dias. Além disso, as pessoas recebem orientações para ajudar a gestão municipal a manter a cidade limpa. “Os moradores estão atendendo ao nosso apelo e colaborando com a cidade”, disse o secretário.
Dentre os bairros que ainda não foram atendidos, Ribeiro cita o Planalto 1, Renascer, Socialista e Ayrton Sena. O secretário informa que as equipes estão atuando com bastante agilidade, por isso acredita que até o final do ano, talvez um pouco antes, os 68 bairros serão beneficiados. “Esse é um trabalho constante. Para se ter uma ideia, algumas equipes já estão trabalhando novamente nos primeiros bairros contemplados este ano com o mutirão de limpeza”, afirma
Segundo informa o secretário, a quantidade de sujeira jogada nas ruas é tanta que, atualmente, 20 caçambas lotadas de lixo e entulho (cerca de 300 toneladas) são retiradas diariamente pela Semusb, isso porque o serviço está sendo realizado nos bairros menores. “O maior problema está nas vias não pavimentadas, de onde retiramos até carcaças de mobilhas velhas”, lamenta Itamar Ribeiro. Nas vias asfaltadas o que predomina são as garrafas, sacolas e copos plásticos, além de outros tipos de embalagens que geralmente são arrastadas pelas chuvas e entopem o sistema de drenagem.
Os mutirões nos bairros ainda incluem podas de árvores, encascalhamento das ruas, desobstrução das chamadas “bocas de lobo”, que são aberturas construídas nas laterais das vias para o escoamento das águas pluviais, raspagem da terra acumulada na sarjeta e pintura de meio-fio, dentre outros serviços.
Por Augusto José | Fotos Frank Nery