Modern technology gives us many things.

Prefeitura de Porto Velho reforça prevenção às DST


Prefeitura de Porto Velho reforça prevenção às DST e Aids durante o Carnaval.
Prefeitura de Porto Velho lançou nesta sexta-feira, 06, a campanha de prevenção às DST e Aids para o carnaval deste ano. A ação é uma realização conjunta da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) e a Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para a Juventude (CMPPJ) com o apoio das demais secretarias, fundações e autarquias municipais. O secretário Domingos Sávio, da Semusa, explicou que o objetivo principal da campanha é informar o jovem para se prevenir contra o vírus da Aids, usar camisinha, fazer o teste e, se der positivo, começar logo o tratamento, reforçando o conceito “camisinha + teste + medicamento” de prevenção combinada.

As informações serão passadas por meio de cartazes em quatro versões — segmentados para a população jovem, travesti e jovem gay — spot de rádio, folders explicativos da prevenção combinada e um vídeo para TV, elaborado pelo Ministério da Saúde. Os materiais reforçam o slogan final usando a gíria “# partiu teste”, linguagem típica desta faixa etária prioritária. “Com os avanços conseguidos nessa área, hoje só morre de Aids quem não se cuida. A doença sendo detectada com antecedência é possível ter sua vida normal seguindo com o tratamento. Daí a importância do teste rápido para a detecção precoce da doença o teste rápido foi criado para salvar vidas”, afirmou o secretário.

Domingos Sávio também afirmou que hoje na mídia, há uma visão distorcida com relação a evolução da doença. De acordo com ele, quando são divulgados os números referentes aos casos registrados, a ideia que sentem é que a incidência da doença aumentou. Isso ocorre, de acordo com o secretário, devido à mudança de estratégia da secretaria. “Antes ficava-se esperando que as pessoas viessem até nós. Com a nova estratégia, é a secretaria que vai até as pessoas com a realização da busca ativa. Nós estamos nos antecipando, coisa que não acontecia antes. Daí essa falsa impressão de que o número de casos estão aumentando”. A faixa etária mais afetada pela doença é a que vai dos 20 aos 40 anos.

A assessora da Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para a Juventude, Luana Alícia, adiantou que a CMPPJ vai atuar no apoio à distribuição dos kits aos foliões. “Vamos também, junto com a secretaria, orientar esses jovens ara que eles se preocupem com a prevenção não só no carnaval, mais a todo momento para evitar ser contagiado por essa doença”, afirmou. Pesquisa divulgada recentemente pelo Ministério da Saúde aponta que a maioria dos brasileiros (94%) sabe que a camisinha é melhor forma de prevenção às DST e Aids. Mesmo assim, 45% da população sexualmente ativa do país não usou preservativo nas relações sexuais casuais nos últimos 12 meses. Os dados, inéditos, são da Pesquisa de Conhecimentos, Atitudes e Práticas na População Brasileira (PCAP).

Realizada em 2013, a pesquisa entrevistou 12 mil pessoas na faixa etária de 15 a 64 anos, por amostra representativa da população brasileira. Os dados comparativos com pesquisas anteriores mostram que o uso do preservativo na última relação sexual, ocorrida nos últimos 12 meses, se manteve praticamente estável: 52% em 2004, 47% em 2008 e 55% em 2013, apesar das constantes campanhas de estímulo ao uso do preservativo durante todos esses anos.

Além disso, houve um crescimento significativo de pessoas que relataram ter tido mais de 10 parceiros sexuais na vida. Esse percentual subiu de 19%, em 2004, para 26% em 2008, chegando a 44% no ano de 2013. “Diante de todos esses números, o prefeito Mauro Nazif nos determinou trabalhar essa campanha com atenção especial aos jovens portovelhenses, seguindo a instrução do Ministério da Saúde”, frisou o secretário.

Por Joel Elias | Fotos: Frank Néry

Relacionado
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.