A Prefeitura de Porto Velho inaugurou no último sábado (07) uma nova ponte no Bairro Costa e Silva. O secretário municipal de Serviços Básicos (Semusb), Eduardo Damião, e o secretário adjunto da pasta, Itamar Ribeiro, representaram o prefeito Mauro Nazif na entrega do novo meio de acesso aos moradores do bairro.
Damião explicou que existia no local uma ponte precária, com menos de um metro de largura. “Era perigosa. Inclusive, em outros tempos houve o caso de uma criança que foi arrastada pelo canal”, informou.
Perante o pedido da comunidade para a construção de uma nova ponte, o prefeito determinou à Semusb que se encarregasse do serviço. “Conseguimos o madeiramento com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que havia recebido do Ibama um carregamento apreendido. Fomos buscar a madeira no distrito de União bandeirantes, depois, contratamos uma empresa para construir e agora estamos entregando esta ponte à população”, disse o secretário.
O projeto todo para o bairro prevê a construção de quatro pontes. A primeira, já entregue, foi construída em quinze dias. As novas pontes deverão ser igualmente edificadas com brevidade. Mais madeira está sendo trazida de União Bandeirantes, devendo chegar por volta da terça-feira (08), de forma que ainda neste mês outra ponte deva ser entregue. Quanto às outras duas, Damião esclareceu que o pedido dos moradores é de que elas sejam edificadas em concreto, para suportar carros, caminhões e ônibus. “É provável que façamos de concreto. Temos mão de obra, ferro e concreto usinado, porém, não temos contrato específico para a construção desse tipo de ponte. Dessa forma, o assunto ainda precisa ser mais bem analisado, mas caso façamos de concreto, as duas novas pontes vão poder ligar pontos importantes desta área e fornecer novo acesso ao Hospital de Base, desonerando um pouco o trânsito de vias como a Avenida dos Imigrantes e Avenida Jorge Teixeira”, destacou.
Glaides Matos, moradora do bairro e representante da Ong Amazônia Legal, informou que a comunidade possui cerca de trinta anos de fundação, sem nunca ter tido uma ponte semelhante. “Fico muito satisfeita em receber da Prefeitura esta ponte. Faz muitos anos que vimos lutando por isso. Aguardamos agora a conclusão de todo o projeto, com a construção das outras três pontes”, declarou.
Por Renato Menghi | Fotos Frank Nery
Relacionado