Modern technology gives us many things.

Ponta do Abunã: Ibama deflagra operação contra desmatamento

As ações contam com cinco aeronaves, 80 agentes, e 29 viaturas para percorrer as regiões abordadas.

As ações contam com cinco aeronaves, 80 agentes, e 29 viaturas para percorrer as regiões abordadas.

O Ibama expediu nos primeiros dias da Operação Maravalha, iniciada para tentar desmantelar esquemas de extração e comercialização de madeira ilegal, 23 autos de infração lavrados e mais de 7 mil m³ de madeira apreendidos. A operação começou pelo que o Ibama chama de “áreas críticas da Amazônia”, como as cidades de Novo Progresso e Tailândia, no estado do Pará e nos municípios de Porto Velho e região da Ponta do Abunã, divisa de Rondônia com o Acre e fronteira com a Bolívia.

As ações contam com cinco aeronaves, 80 agentes, e 29 viaturas para percorrer as regiões abordadas. De acordo com o Ibama, na região da Ponta do Abunã, onde ocorre o típico ciclo de exploração e desmatamento da Amazônia que em primeiro momento há a extração seletiva da madeira, em áreas privadas ou em terras públicas e indígenas, em seguida vem o chamado “corte raso” com extração total e depois a implantação da pecuária. Um novo fenômeno que vem ocorrendo na região da divisa dos dois estados é a troca do gado pela plantação de soja.

Madeireiras que estiverem com madeira ilegal terão o produto apreendido e a apreensão de gado criado também de forma ilegal na região. A Operação é realizada com apoio da Força Nacional e do ICMBio.

Fonte: Ibama

Relacionado
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.