Polícia de Rondônia apreende cerca de 300 quilos de cocaína, carros e objetos utilizados para o crime
De acordo com o Boletim de Ocorrência registrado pela Polícia Militar na delegacia de Polícia Civil em São Francisco do Guaporé, por volta das 22horas de ontem, 28, foram apreendidos na RO 429 Km 140, Zona Rural, de São Francisco do Guaporé, Rondônia, cerca de 300 quilos de cocaína, escondida em um matagal próximo a estrada, rádios transmissores, além de bloqueador de sinais. Foram presas três pessoas que estavam apoiando no crime de tráfico de drogas. A integração entre policiais da operação Hórus, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, Forças Federais e Batalhão de Polícia Ambiental, contribuiu para o sucesso da apreensão.
A Polícia foi informada antecipadamente de que dois barcos tipo voadeiras havia atravessado o rio entre Rondônia e Bolívia, com uma carga da droga que foi carregada em uma camionete. Os policiais passaram então acompanhar uma Pajero, placa ONQ 6640 e realizar barreiras para abordagens nos demais carros suspeitos. Na sequência informou a Unidade da PM em São Francisco do Guaporé para abordar outros veículos e consultar os nomes dos ocupantes da Pajero. Um deles já conhecido na região e no Mato Grosso por realizar serviços de funilaria e ter experiência em fazer compartimentos em veículos para transporte de drogas.
Os policiais ficaram mais de 1hora aguardando a camionete passar, após este período foi percebido algo de estranho pela demora do veículo em chegar até a barreira em São Francisco. Eles então seguiram por outra trilha, a estrada boiadeiro, linha 90 até a Br 429 pela linha 7 e nada foi encontrado. Ao retornar para nova busca, os policiais militares localizaram um veículo Mobi que parou no acostamento juntamente com a Pajero. O condutor desviou a Pajero entrou em uma propriedade, mas foi interceptada e os ocupantes presos.
Equipamentos
Os policiais encontraram na Pajero, um rádio transmissor com antena, dois tambores 200l, uma bomba de transferência de combustível e um cabo de “chupeta”. No veículo Mobi foi encontrado um controle remoto, cartões de banco do condutor do veículo e um cartão em nome de um desconhecido. Enquanto os acusados eram abordados o rádio da Pajero foi acionado perguntando se o “zero dois” estava copiando. Um dos envolvidos resolveu contar a Polícia o que estava ocorrendo e a tarefa criminosa de cada um.
Segundo relato de um dos presos, o Fiat Mobi era o primeiro batedor, o outro veículo era o segundo batedor e havia um terceiro veículo, camionete de cor escura modelo S10 ou Hilux e que se comunicava por rádio. O carro três estava com a carga. Um dos envolvidos confessou que está desempregado e um amigo o chamou para o “trabalho” e veio a Rondônia ciente do que se tratava o trabalho. Chegaram de Mato Grosso a Costa Marques no dia 21/10/2021 passaram uma semana na mata até o veículo com o carregamento estar pronto para o transporte.
Hilux
Na ponte Manoel Correia – localidade próxima – os policiais tentaram abordar uma camionete Hilux com as mesmas características descritas, mas o condutor desceu e adentrou a mata não sendo possível localiza-lo. Na Hilux foi encontrado um rádio transmissor com antena e três HTs. Estes equipamentos foram apresentados na Delegacia juntamente objetos apreendidos e os veículos envolvidos. o veículo foi periciado inclusive utilizados os cães farejadores do 2° Batalhão da Polícia Militar.
Droga
Na manhã de hoje, 29, os policiais se deslocaram até a BR 429, próximo ao córrego Manoel Correa, onde na noite anterior a equipe de policiais militares que realizava barreira no intuito de fiscalizar possíveis veículos que poderiam estar envolvidos na ocorrência de tráfico tentaram abordar a camionete marca/modelo Toyota modelo Hilux CD4X4 SRV GM de cor cinza 2013/2014 com placa ONQ-6640, mas o condutor conseguiu fugir. Com o apoio do canil do 11º Batalhão de Polícia Militar e demais policiais entraram a área. Foi verificado que no local a vegetação estava amassada, indicio de que alguém passou por lá.
Os policiais localizaram a droga acondicionada em sacos de cor verde e preta, distribuídos em fardos e dentro dos mesmos haviam tabletes com aparência de substancia entorpecentes. No local havia nove volumes totalizando 307 quilos, da droga que foi recolhida ao Quartel da Polícia Militar em São Francisco. Durante a pesagem da droga a mesma foi fotografada e anexada na ocorrência, posteriormente apresentada a autoridade policial.
Fotos PM São Francisco do Guaporé
Texto: Boletim de Ocorrência/DCOM