Padre é condenado por posse ilegal de arma pela Justiça de Rondônia.
Padre é condenado por posse ilegal de arma pela Justiça de Rondônia
O padre João Selhorst (foto) foi condenado pela Justiça de Rondônia pela prática do crime de posse ilegal de arma de fogo. A sentença foi prolatada pela juíza de Direito Juliana Couto Matheus Maldonado Martins, da 3ª Vara Criminal de Ariquemes.
Cabe recurso da decisão.
Selhorst foi sentenciado a uma pena de um ano de detenção mais 10 dias-multa.
Entretanto, por preencher os pressupostos legais, a pena privativa de liberdade fora substituída por uma restritiva de direitos, que será apontada em momento oportuno pelo Juízo da Execução.
“O réu respondeu ao presente processo em liberdade, razão pela qual, concedo-lhe o direito de apelar em liberdade. Ademais, a pena privativa de liberdade foi substituída por restritiva de direito, o que demonstra a desnecessidade de determinar o recolhimento do réu para a prisão, caso eventualmente apele da presente sentença”, determinou a magistrada.
De acordo com o processo, ficou comprovado que, em cumprimento de mandado de busca e apreensão, policiais lograram êxito em aprender na residência do padre a arma de fogo mencionada em Auto de Apresentação e Apreensão.
Indagado acerca dos fatos, um dos policiais civis que participaram da incursão alegou, em Juízo, que os fatos narrados na acusação do Ministério Público (MP/RO) são verdadeiro e asseverou que encontraram a arma de fogo na residência do condenado.
Em seu interrogatório, João confessou os fatos, dizendo que a denúncia seria verdadeira.
“Em suma, resta evidenciado que o réu [Selhorst ] possuía arma de fogo e munições em sua residência sem autorização e em desacordo com determinação legal ou regulamentar”, concluiu a juíza.