Nível do Rio Madeira sobe, atinge maior cota do ano e Defesa Civil pede auxílio do Exército
Porto Velho, Rondônia – Desde que começou a registrar pontos de alagamentos em 2015, o rio madeira não havia registrado nível superior ao que foi medido pela defesa Civil na última quarta-feira (4), quando a cota chegou a 15, 59 metros.
Na semana passada, o manancial chegou a apresentar seguidos sinais de vazante caindo de 15, 59 metros para 15, 40 metros em três dias. Porém, nas últimas 72 horas o volume das águas voltou a subir e alcançou o maior nível registrado em 2015, fato que fez a Defesa Civil Municipal antecipar pedido de auxílio ao Exército Brasileiro, a quem pediu, por meio de ofício, apoio logístico para remoção de famílias vítimas da enchente.
Ontem, o coordenador operacional da Defesa Civil Estadual, tenente do Corpo de Bombeiros Sued Rocha, disse que apesar do registro de elevação do nível do rio, o estado só irá intervir quando se esgotar a capacidade do município em prestar socorro ás famílias, processo que segundo ele é normal.
Porém, disse o oficial, a Defesa Civil do Estado mantém monitoramento constante tanto na zona urbana quanto na região ao longo da BR 364, elaborando relatórios diários sobre a situação.
Em Porto Velho, segundo a Defesa Civil do município, seis famílias foram removidas de áreas já inundadas para casa de parentes.
Fonte: Rondonoticias