Nilton Capixaba participa de audiência com ministro de Minas e Energia sobre apagões em Rondônia e Acre
O deputado federal Nilton Capixaba (PTB-RO), coordenador da bancada, participou de audiência hoje pela manhã com o ministro das Minas e Energia, Eduardo Braga, juntamente com as deputadas federais Mariana Carvalho e Marinha Raupp e parte da bancada federal do estado do Acre, tratando dos problemas relacionados aos apagões que atingiram a capital e interior de Rondônia.
O ministro apresentou os seus técnicos para dar explicações sobre as questões técnicas que levaram aos desligamentos e anunciou a entrada da Termonorte como reguladora energética para os dois estados, garantindo assim que os apagões não aconteçam mais e prejudiquem a população.
Capixaba foi enfático em cobrar do ministro, providências para quando houver mais um apagão, que a central de comando avise com antecedência para que a população se previna e possa desligar seus equipamentos sem ter que vê-los queimados por desligamento abrupto.
O ministro utilizou de linguagem técnica para explicar as falhas e rechaçou a possibilidade de desligamento proposital para beneficiar o estado de São Paulo. “O problema foi técnico e está sendo reparado”, frisou.
Com relação ao preço da tarifa de energia elétrica com a entrada da Termonorte, o ministro Eduardo Braga disse que não haverá nenhuma alteração em razão de já ter sido reajusto o preço. Segundo ele, o alto custo pela utilização de óleo pela empresa será bancado pela União.
Capixaba disse ao ministro que em concordância com a bancada federal do Acre, será marcada uma audiência pública na Assembleia Legislativa daquele estado e em Rondônia para que os técnicos possam dar explicações para a população que sofreu prejuízos com esses apagões.
“Vamos ficar bem atentos com essa questão, cobrando responsabilidades para que a população do meu estado não sofra mais as consequências desses desligamentos”, finalizou.