Modern technology gives us many things.

Ministro da Educação se comprometeu com o SINDSEF a regulamentar RSC dos Ex-Territórios

 

Em visita ao município de Jaru, na sexta-feira (12), o ministro da Educação (MEC), Mendonça Filho, recebeu das mãos de representantes da Diretoria do SINDSEF/RO (Sindicato dos Servidores Públicos Federais no Estado de Rondônia), um documento solicitando sua intervenção junto ao Ministério do Planejamento, para assinatura de portaria interministerial que regulamenta o direito dos professores dos ex-territórios federais do Amapá, Rondônia e Roraima de receberem a gratificação de títulos, denominada ‘Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC)’.

Na oportunidade, o ministro do MEC, Mendonça Filho, se comprometeu em dar celeridade na assinatura da portaria em conjunto ao Ministério do Planejamento. O documento foi entregue pessoalmente pela secretária de Finanças do SINDSEF, Flávia Hiromi Takahashi; juntamente com secretário de Formação Sindical, Herclus Coelho; o secretário de Ex-Território, Francisco Torres; o suplente da secretaria de Capital e Interior, Manoel Celestino; do coordenador municipal de Ji-Paraná, Flávio Santos e do secretário Ildo Mussoi. O encontro foi mediado pela deputada federal, Marinha Raupp (PMDB/RO) que também afirmou compromisso para assegurar o direito dos professores dos Ex-Territórios.

De acordo com Flávia Hiromi Takahashi, que integra a comissão que há anos luta pelo reconhecimento desse direito, a assinatura da portaria interministerial é necessária para a regulamentação de como serão avaliadas as solicitações da gratificação pelo professores do Ex-Território.

Fazendo valer assim, de forma efetiva, a  portaria do MEC N° 385, de 21 de março de 2017, que estende aos servidores lotados no Departamento de Órgãos Extintos (Depex), do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, a gratificação já concedida aos educadores de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) do quadro de pessoal das instituições federais de ensino.

Benefício

O Reconhecimento é um benefício concedido aos educadores pelas habilidades desenvolvidas a partir da experiência individual e profissional de cada um, bem como no exercício das atividades realizadas no âmbito do ensino, pesquisa e extensão. Por meio dele, os profissionais recebem uma Retribuição por Titulação (RT), definida com base na equivalência da titulação acadêmica apresentada.

Assessoria

Relacionado
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.