Modern technology gives us many things.

Ministérios anunciam medidas urgentes para combater estiagem histórica no Rio Madeira

Seca sem precedentes na região pode reduzir a capacidade de transporte em até 40% em apenas duas semanas

Seca sem precedentes na região pode reduzir a capacidade de transporte em até 40% em apenas duas semanas

O Ministério de Portos e Aeroportos e o Ministério de Transportes anunciaram medidas estratégicas para enfrentar a estiagem que vem castigando os rios da região amazônica, em especial o Rio Madeira, e convocaram uma reunião de emergência com os governos estaduais e representantes federais. O encontro, agendado para esta terça-feira (26), visa discutir soluções para a crise.

Segundo os ministérios, a situação está sendo tratada com máxima urgência. Em Benjamin Constant/Tabatinga, no Rio Solimões, já foram realizados levantamentos e estudos iniciais, levando à declaração de situação de emergência. Recursos foram reservados, e os órgãos aguardam os últimos trâmites para a publicação do contrato de dragagem na região, prevista para ocorrer até o início de outubro.

No caso da região da foz do Rio Madeira e Tabocal, a Diretoria de Infraestrutura Aquaviária está realizando os levantamentos necessários, com previsão de início da dragagem na primeira quinzena de outubro.

A reunião desta terça-feira contará com a presença dos governadores do Amazonas, Wilson Lima, e de Rondônia, Marcos Rocha, além de deputados e senadores dos estados afetados. O objetivo é abordar a seca sem precedentes na região, que pode reduzir a capacidade de transporte em até 40% em apenas duas semanas. Também serão apresentadas as medidas estratégicas já em andamento para combater essa crise.

Essa ação coordenada do governo federal e estadual é vista como essencial para mitigar os impactos dessa estiagem histórica, que ameaça o abastecimento, o transporte de mercadorias e a economia não apenas da região amazônica, mas de todo o país.

 

rondoniadinamica

 

Relacionado
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.