Modern technology gives us many things.

Manifestantes protestam contra a corrupção em cidades de Rondônia

Grupos participaram de protestos em Ji-Paraná e Vilhena.  Segundo a PM, mais de duas mil pessoas participaram nos dois atos.

Manifestantes protestaram contra a corrupção e o governo da presidente Dilma Rousseff, na manhã deste domingo (15), em municípios do interior de Rondônia. Os atos foram organizados por redes sociais em Ji-Paraná e Vilhena.

Ji-Paraná
Em Ji-Paraná, distante 370 quilômetros da capital, os primeiros manifestantes chegaram ao local de concentração, em frente ao Ginásio de Esportes Gerivaldão, no centro da cidade, por volta das 9h30. Uma hora depois, as duas pistas da BR-364 foram fechadas e os participantes do movimento iniciaram a caminhada. A manifestação se estendeu até as 12h.

manifestojiparo2_1

Segundo a PM, os protestos reuniram 150 pessoas. A organização do protesto não deu estimativa do número de manifestantes.

Mesmo com chuva, a técnica em administração Bernadete Aguiar fez questão de ir às ruas e mostrar sua revolta contra a corrupção. “Eu sou uma pessoa muito indignada com toda a corrupção que eu convivo há muito tempo. Em todos os governos existe corrupção e não é de hoje. Primeiro uma intervenção para depois uma reforma política para moralizar nosso país”, argumenta a manifestante.

Vilhena
Já em Vilhena, localizada a cerca de 700 quilômetros de Porto Velho, a movimentação foi maior. A Polícia Militar estima que 2 mil pessoas tenham participado dos protestos e os organizadores calculam a presença de aproximadamente 1,5 mil manifestantes. Iniciado às 9h, o movimento partiu da avenida Major Amarante até a Praça dos Poderes, onde foi encerrado às 11h. A BR-364 teve que ser interditada por 20 minutos, para que os participantes do protesto pudessem completar o percurso.

“Nós temos reivindicado desde a outra marcha [protestos de junho de 2013] que o Portal da Transparência seja mais completo, com mais informações, que ele traga mais facilidade no acesso e que ele funcione realmente para que a gente possa estar acompanhando o que a nossa prefeitura vai fazer”, disse um dos coordenadores da manifestação, Eduardo Campagnolo Hartmann.

p

A seccional de Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) participou dos protestos em Vilhena. Segundo a conselheira estadual Vera Lúcia Paixão, a entidade apoia os movimentos sociais como representante da cidadania no Judiciário. “A OAB tem sua função social, é uma OAB cidadã e por isso tem que apoiar todos esses movimentos. Hoje é um dia de cidadania, de Brasil, e nós estamos aqui pra apoiar”, esclareceu.

Para o agricultor Domingos Crestani, as manifestações devem ocorrer com frequência, sempre com o objetivo de mudar a realidade do país. “A gente fica indignado com tantas coisas ruins que estão acontecendo no nosso país. Hoje o povo não tem uma saúde que vale a pena, é muita corrupção, muito dinheiro desviado da educação, da saúde. Vivemos em um Brasil de injustiças, de violência, e os dirigentes que estão pra representar o povo se escondem na hora da verdade”, desabafou, ao lado dos netos, que também participaram dos protestos.

Viviana Silva também foi às ruas protestar e mobilizou amigos, parentes e conhecidos pelas redes sociais para a adesão ao movimento. “Minha mãe foi uma cara-pintada e acho que hoje é o meu dever e também de todos estar aqui. Ninguém aguenta mais tanta roubalheira, não existe educação adequada para nossos filhos”, revela.

Relacionado
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.