Lenha na Fogueira – Por Zekatraca
Lenha na Fogueira: Na próxima semana, a Secel inicia os encontros preparativos da Conferencia Estadual de Cultura que tem como objetivo a implantação do Sistema Estadual de Cultura
**********
Se o governo de Rondônia está trabalhando a implantação do Sistema Estadual de Cultura e em conseqüência a criação do Fundo Cultural e do Conselho de Cultura não dar para acreditar que a Secel será extinta.
*********
O Sistema Estadual de Cultura de Rondônia é constituído de três Leis:
*********
LEI N. 2.745, DE 18 DE MAIO DE 2012. – Institui o Sistema Estadual de Financiamento à C u l t u r a – SEFIC,
*********
Dispõe sobre seu funcionamento e dá outras providências.
*********
LEI N. 2.747, DE 18 DE MAIO DE 2012, – Cria o Fundo Estadual de Desenvolvimento da Cultura – FEDEC/RO, integrante do Sistema Estadual de Financiamento à Cultura – SEFIC.
*********
LEI N. 2.746, DE 18 DE MAIO DE 2012. – Institui o Sistema Estadual de Cultura – SEC e dispõe sobre sua composição.
********
Se vai ter o Sistema de Financiamento da Cultura o governo tem a obrigação de disponibilizar recursos para que os Projetos Culturais sejam financiados pelo estado de Rondônia.
********
Quer saber de uma coisa, quando o Sistema Estadual de Cultura estiver funcionando a todo vapor, e isso, segundo o secretário da Secel Emanoel Nery fazendo ecoar as previsões do Chicão Santos diretor do O Imaginário, a Cultura em Rondônia não mais andará de “pires na mão”.
********
Vai faltar liga pra amarrar tanta grana. Talvez seja por isso, que estão querendo acabar com a Secel. No meu entender não querem extinguir a Secel, tão mesmo é querendo tirar o PC do B fora.
********
É briga de gente grande! Na realidade, quem sofre com isso é o produtor cultural que quer apenas ver seu projeto colocado em prática e nada mais.
********
Agora vamos entrar numa praia cheia de “conchas” de todos os tipos e tamanhos, que é o carnaval de rua de Porto Velho e do estado de Rondônia como um todo.
*********
É preciso lembrar aos carnavalescos mais afoitos, que os desfiles dos blocos e escolas de samba em 2013 começa na primeira semana do mês de fevereiro, ou seja: O Galo da Meia Noite desfila no dia 07 de fevereiro e a Banda do Vai Quem Quer no dia 09. Terça feira de carnaval será dia 12 de fevereiro.
**********
Como em Porto Velho a Fesec decidiu que os desfiles das escolas de samba acontecem três dias após o carnaval oficial, as escolas vão se apresentar em 2013, nos dias 14 Sexta Feira e Sábado dia 15 de fevereiro.
**********
Isso quer dizer que o prefeito que for eleito em 28 de outubro deste ano, vai ter no máximo 45 dias para realizar o carnaval de Rua de Porto Velho após sua posse no dia 1º de janeiro de 2013.
*********
Levando-se em consideração que em inicio de mandato o prefeito ainda não sabe realmente o que existe de saldo nos cofres da prefeitura, vai ser difícil conseguir ou repassar os subsídios das entidades carnavalescas com tempo hábil para a montagem dos enredos.
********
Lembro que no primeiro ano do prefeito Roberto Sobrinho não aconteceram os desfiles das escolas de samba justamente por falta de recursos.
********
Sendo assim, é muito importante que os dirigentes de blocos carnavalescos de trio elétrico, e de escolas de samba, participem da reunião com o candidato Mauro Nazif amanhã dia 19 as 20h00 no CDL que fica na Carlos Gomes ao lado da Loja Americana.
*********
Não estamos pedindo voto pra ninguém, o que estamos querendo dizer é que temos que colocar o “home” na parede e fazê-lo assumir (caso seja eleito), que repassará com antecedência de pelo menos trinta dias os subsídios as escolas de samba e blocos.
**********
O mesmo devemos exigir do candidato Lindomar Garçon. Não podemos nos empolgar com palavras bonitas e nem com promessas. O negócio é sério e precisa ser tratado com a maior lisura possível.
*********
Devemos solicitar dos dois candidatos que divulgue assim que sair o resultado das urnas, a equipe que vai fazer parte da Fundação Iaripuna.
*********
Nossa sugestão é que, assim que se conhecer o nome do prefeito, este nomeie de imediato, uma Comissão para tratar dos desfiles carnavalescos dos blocos e escolas de samba.
*********
Dessa comissão deve fazer parte o futuro secretário de Planejamento, Fazenda Municipal, Meio Ambiente, Eventos de Grande Porte, Iaripuna, Semsau e todos os órgãos que estarão atuando durante o carnaval.
**********
Vamos para a reunião do candidato levando essa sugestão. Os demais segmentos culturais terão tempo para pensar melhor, mas, o carnaval é em cima da posse. Se não agirmos com sabedoria o negócio pode se transformar num verdadeiro “Caos”.
*********
Andei consultando os orixás e fui informado que o futuro prefeito de Porto Velho será aquele cujo número começa com o algarismo 4. Será?
Fonte: Zekatraca