Inicia em Ji-Paraná os Jogos Escolares Municipais 2023
36 escolas e 1.130 atletas participarão da competição
36 escolas e 1.130 atletas participarão da competição
A Prefeitura Municipal de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), em ação conjunta entre a Coordenadoria Regional de Educação (CRE) e Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semes), realizou a cerimônia de abertura dos Jogos Escolares Municipais (JEMS), na sexta-feira (12), no Ginásio Poliesportivo Gerivaldo José de Souza (Gerivaldão).
Durante a solenidade, estudantes realizaram apresentações em ritmo africano, judô, ginástica e também dança pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). A programação contou ainda com o juramento do atleta, árbitros e técnicos, e o acendimento da pira olímpica.
Os jogos reúnem estudantes e profissionais das diversas escolas públicas e privadas do município de Ji-Paraná, que atuam com o esporte escolar, para promover o intercâmbio social, além de fomentar o surgimento de novos talentos esportivos.
“É um evento que impulsiona os alunos a serem futuros atletas. O esporte é muito importante tanto para a saúde quanto para a inclusão social e o nosso Prefeito Itaú Fonseca tem investido, cada vez mais, no esporte de Ji-Paraná”, destacou Sônia Reigota, secretária da Semes.
O JEMS, conta com 20 modalidades esportivas, sendo atletismo olímpico e paralímpico, badminton, bocha convencional e paralímpica, judô, karatê, tênis de mesa, futsal juvenil e infantil, voleibol, handebol, basquetebol, futebol, vôlei de areia, natação, xadrez, ginástica rítmica, taekwondo, ciclismo e luta olímpica.
“Estamos recebendo também os estudantes das escolas indígenas e é muito gratificante ver essa interação e espírito de competição entre todos. Não medimos esforços para que essa inclusão acontecesse neste ano”, afirmou Adejerlane de Barcellos, coordenadora geral do Núcleo de Educação Física da Semed.
As competições olímpicas e paralímpicas acontecem de 15 a 24 de maio, das 7h30 às 12h e das 14h às 18h. Os locais dos jogos variam de acordo com as modalidades. Ao todo, 36 escolas participam da competição com 1.130 estudantes. Os atletas e técnicos campeões desta fase, representarão suas escolas na fase regional dos Jogos Escolares de Rondônia (Joer) 2023.
“O esporte não é só lazer e prazer, ele também é Educação e o JEMS é uma maneira de gerar oportunidades para os estudantes se tornarem grandes atletas”, ressaltou a secretária da Semed, Ana Maria Vizeli.
Via prefeitura