Ieda Chaves indica Decreto de Estado de Emergência em mais de 15 cidades ao Governo
Parlamentar demonstra preocupação devido à situação de seca e estiagem.
Parlamentar demonstra preocupação devido à situação de seca e estiagem.
Preocupada em proteger a saúde pública, assegurar a continuidade das atividades econômicas, preservar o meio ambiente e prestar apoio às comunidades locais, a deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil), apresentou uma indicação (Nº 2024/23) urgente ao Governo de Rondônia solicitando a expedição de um Decreto de Estado de Emergência em diversos municípios do estado devido à situação de seca e estiagem.
De acordo com a parlamentar, as condições de seca e estiagem têm afetado negativamente vários municípios, colocando em risco a qualidade de vida dos cidadãos e a economia local. “Com o Decreto de Estado de Emergência, o governo poderá tomar ações específicas para enfrentar essa situação crítica, em pelo menos 17 localidades”, reiterou Ieda Chaves ao justificar a indicação.
Os municípios relacionados na indicação, que necessitam urgentemente de atenção, são: Ariquemes, Buritis, Cabixi, Costa Marques, Cujubim, Guajará-Mirim, Itapuã do Oeste, Jaru, Ji-Paraná, Machadinho D’ Oeste, Nova Mamoré, Pimenta Bueno, Pimenteiras, Porto Velho, Presidente Médici, São Francisco do Guaporé e São Miguel do Guaporé.
Assistência
A deputada Ieda Chaves acrescentou ainda que o possível Decreto por parte do Estado “é essencial para garantir assistência adequada às populações afetadas e demonstra a preocupação das autoridades estaduais em enfrentar os desafios relacionados ao clima e seus impactos nas comunidades locais”.
Expectativa
O documento foi protocolado na última segunda-feira (6) e há expectativa de atenção por parte do governador de Rondônia, Marcos Rocha (União Brasil), e da Casa Civil.
Por Etiene Gonçalves