Modern technology gives us many things.

Governo entrega calcário para pequenos produtores do setor Chacareiro de Porto Velho

doação foi realizada na sede da Associação de Produtores Boa Safra, uma das 16 beneficiadas pela emenda parlamentar de autoria do deputado estadual Marcelo Cruz.

doação foi realizada na sede da Associação de Produtores Boa Safra, uma das 16 beneficiadas pela emenda parlamentar de autoria do deputado estadual Marcelo Cruz.

Sessenta produtores cadastrados na Associação Boa Safra receberam 15 sacas de 40 quilos cada um, totalizando 27,6 toneladas

O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria Estadual de Agricultura (Seagri) e da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater), entregou neste domingo (6), 690 sacas de calcário para pequenos agricultores do setor Chacareiro de Porto Velho. A doação foi realizada na sede da Associação de Produtores Boa Safra, uma das 16 beneficiadas pela emenda parlamentar de autoria do deputado estadual Marcelo Cruz.

De acordo com o governador Marcos Rocha “essa emenda reforça o bom relacionamento do Governo do Estado com a Assembleia Legislativa e com isso quem ganha é o produtor rural que depende do produto para produzir mais. Rondônia é o estado da agricultura familiar. Apoiar quem coloca comida na mesa e fazer com que o pequeno produtor cresça ainda mais são metas do Estado”, destaca.

Associação de Produtores Boa Safra foi uma das 16 beneficiadas pela emenda parlamentar do deputado estadual Marcelo Cruz

O deputado estadual Marcelo Cruz, autor da emenda, garante que conhece de perto a dificuldade do setor e “como filho de agricultores sabe a diferença que o calcário traz para a produtividade da terra. Com essa emenda, estão sendo doadas 270 toneladas de calcário, num total de 677 sacas de 40 quilos”, ressalta.

O presidente da Emater, Luciano Brandão, anunciou que esta primeira remessa vai beneficiar 60 produtores e chacareiros cadastrados na Associação Boa Safra. “Cada produtor recebeu 15 sacas de 40 quilos cada um, totalizando 27,6 toneladas. O restante do calcário comprado em forma de sacas será entregue em outras regiões de Porto Velho e do Baixo Madeira. A compra em forma de sacas visa facilitar o transporte do produto a regiões mais distantes”, ressaltou.

Para o presidente da Associação Boa Safra (Asboas), Messias Lima, “o calcário vai ajudar e muito a corrigir o solo dessa região que é muito acido. Mesmo assim o setor chacareiro produz hortaliças, legumes e frutas em abundância. Cada produtor cadastrado na associação recebeu os técnicos da Emater para analisar o solo e saber a quantidade correta de calcário para cada tio de produção”, explicou.

O calcário entregue vai beneficiar principalmente o pequeno agricultor do setor chacareiro de Porto Velho

Um dos agricultores beneficiados é Ronivaldo Neres da Costa, que agradeceu o empenho do governador. “Muitos produtores não tem condições de comprar o calcário para corrigir o solo e muito menos receber praticamente na porta de casa como aconteceu agora”, salienta.

Além desta entrega de calcário via emenda parlamentar, o secretário da Seagri Evandro Padovani disse que “essa já é uma preocupação do Governo que mantém em outras áreas do Estado o Programa Mais Calcário, para que os produtores possam produzir mais em áreas menores. A correção do solo é importante para que as plantas possam receber mais nutrientes”, salientou o secretário explicando ainda que o cálcio e magnésio são indispensáveis na nutrição desde o plantio.

Relacionado
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.