Modern technology gives us many things.

Governador Marcos Rocha visita Censipam e destaca esforço integrado na proteção e desenvolvimento da Amazônia

Governador conheceu trabalho desenvolvido para proteção da Amazônia em visita ao Censipam, em Porto Velho

Governador conheceu trabalho desenvolvido para proteção da Amazônia em visita ao Censipam, em Porto Velho

O governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha, visitou na manhã desta quarta-feira (31) o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), em Porto Velho, e traçou ações integradas para a proteção e desenvolvimento do estado. ‘‘O Sipam tem uma série de tecnologias como de monitoramento do clima e das enchentes que são fundamentais para evitar tragédias. Reconhecemos a sua importância. Podem contar com o nosso apoio’’, afirmou.

Marcos Rocha, acompanhado do secretário-chefe da Casa Militar, Coronel PM Valdemir Carlos de Góes, e do superintendente de Comunicação, Lenilson Guedes, destacou ainda a importância de uma parceria para superar problemas históricos da região amazônica e que é um desafio para Rondônia, a regularização fundiária.

Com uma riqueza de dados sobre a região, o Sipam é considerado um órgão estratégico para contribuir com políticas públicas para a Amazônia. ‘‘Nós temos um acordo de cooperação com a Secretaria de Planejamento e estamos à disposição para atuar em área de pesquisa e ações estratégicas que o governo necessite’’, disse o gerente do Centro Regional de Porto Velho, Roseval Serrado Leite.

O governador conheceu o setor operacional do Censipam, onde o meteorologista Marcelo Gama apresentou a dinâmica e agilidade do recebimento de imagens de satélite e o trabalho de análise de dados que tem como um dos resultados o boletim climático.

A coordenadora de Operações, Ana Cristiana Strava, também explicou que é possível ter previsão com até seis meses de antecedência da cota dos rios durante o período de cheias, através de um trabalho integrado.

Também participaram da reunião a assessora administrativa Andreia Batista de Sá , o coordenador de Inteligência,Clodoaldo Farias Furtado Filho e Cristiano Torres do Amaral, do setor técnico.

Por Vanessa Moura/Secom

Relacionado
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.