Modern technology gives us many things.

Em Rondônia uma candidatura tem aliança do PL de Bolsonaro com o PT; saiba qual

Em 85 cidades brasileiras, as legendas se uniram para apoiar candidatos nas eleições municipais

Em 85 cidades brasileiras, as legendas se uniram para apoiar candidatos nas eleições municipais

Dados recentes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), divulgados na manhã desta sexta-feira (16), revelam uma aliança inesperada em 85 cidades do Brasil entre o Partido dos Trabalhadores (PT), do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro. Essas agremiações, apesar de serem rivais em âmbito nacional, decidiram apoiar conjuntamente candidatos a prefeito em diversos municípios do país.

A união entre esses partidos ocorre através da Federação Brasil da Esperança, formada em 2022 por PT, PCdoB e PV, que agora se junta ao PL em diversas cidades. A federação partidária é uma modalidade que permite a união de dois ou mais partidos para atuarem de forma unificada em nível nacional por, no mínimo, quatro anos. Nesse formato, as siglas compartilham recursos como o Fundo Partidário, tempo de televisão e apresentam um programa comum no Congresso.

Entre os municípios onde essa aliança se concretiza, está Corumbiara, em Rondônia. Nessa cidade, o atual prefeito, Leandro Vieira, do União Brasil, surge como o único candidato na disputa pela reeleição. Sua campanha é respaldada por uma ampla coalizão de partidos, incluindo DC, MDB, PL, PODE, Republicanos, União Brasil e a Federação Brasil da Esperança (PT/PCdoB/PV). Diante desse cenário, a vitória de Leandro Vieira é praticamente certa, restando apenas uma possibilidade remota de derrota: se todos os eleitores de Corumbiara deixarem de votar e ele próprio não comparecer às urnas. Afinal, bastaria apenas um voto para garantir sua reeleição.

As informações do TSE indicam que, até o prazo final de 16 de setembro, ainda é possível a substituição de candidatos, o que pode alterar o quadro atual.

 

Via Rondoniadinâmica

Relacionado
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.