Modern technology gives us many things.

Em protesto, garimpeiros bloqueiam Avenida Farqhuar em Porto Velho

Dezenas de garimpeiros bloquearam o cruzamento das avenidas Migrantes e Farqhuar no Bairro Balsa, na manhã desta quinta-feira (29), em Porto Velho. Já foi registrado um pequeno conflito com a Polícia Militar, que solicitou reforço policial. Trânsito parado no local.

Os garimpeiros reivindicam a liberação dos trabalhos de garimpagem no Rio Madeira, pois há vários dias estão sofrendo pressão por parte do governo para eles pararem as atividades

A área de preservação onde a extração de minérios é proibida tem extensão de aproximadamente 10 quilômetros e se estende de torno das usinas hidrelétricas até a curva do Belmont. Após esse trecho, o garimpo é permitido. Recentemente, a Assembleia Legislativa autorizou a garimpagem no local, mas depois revogou o Projeto de Lei vedando qualquer atividade garimpeira no Rio Madeira. Oficialmente, o autor da medida, Jesuíno Boabaid (PMN) diz que foi traído pelas lideranças dos garimpeiros porque havia um acordo para que eles ficassem a cerca de 500 metros da ponte. O que aconteceu foi o contrário.

Pela proposta anterior, a Casa autorizou a garimpagem, o que é proibido por decreto presidencial e leis estaduais. Além das pressões de órgãos ambientais e da comunidade, tanto o Ministério Público Federal como o estadual alertaram a Assembleia Legislativa e o Governo para que revissem essas autorizações.

De acordo com a Marinha, os garimpeiros e donos de dragas foram notificados a deixar a APA, mas os trabalhos de fiscalização seguem de forma intensa, tendo em vista que eles sempre voltam para o local. Somente neste ano, mais de 40 ações já foram realizadas, conduzindo mais de 200 dragas rio abaixo.

Da readação do Rondoniagora

Relacionado
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.