Eleição simulada em Ji-Paraná testa reconhecimento biométrico
Simulação aconteceu com eleitores da Escola Gonçalves Dias. Eleição municipal será a primeira com a nova tecnologia.
Uma eleição simulada aconteceu neste domingo (7) em Ji-Paraná, região central do estado. Cerca de 4,2 mil eleitores que votam na Escola Gonçalves Dias foram convocados a participar. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), a simulação é um teste para a qualidade do reconhecimento biométrico.
Em Ji-Paraná, as eleições serão realizadas 100% por reconhecimento biométrico. A transição aconteceu no fim de 2016. Houve uma convocação oficial do juiz municipal para eleição simulada. Para o autônomo Adilson dos Santos, foi a oportunidade para tirar as dúvidas sobre o novo sistema. “Foi bom para ter certeza da biometria, é uma garantia para todos”, afirma o Adilson.
O pedreiro Genival da Silva conta que soube do simulado e decidiu participar. Com o reconhecimento biométrico e pouca gente votando, ele achou a votação mais fácil e rápida. “Eu estava passando aqui e decidi votar. Hoje tem pouca gente e está tranquilo. Foi mais fácil e bem mais rápido todo o processo”, afirma o pedreiro.
Cerca de cinquenta pessoas, entre policias, mesários, colaboradores da escola e servidores do TRE participaram da simulação.
Foi escolhido um domingo para a simulação para ficar ainda mais parecido com a eleição oficial. Assim, durante o dia todo, os mesários estão trabalhando para recepcionar os eleitores e testar as urnas eletrônicas e o reconhecimento biométrico, já que em Ji-Paraná, a eleição acontece 100% com a nova tecnologia.