Modern technology gives us many things.

Defesa Civil prevê subida do rio Madeira durante enchente

A Defesa Civil Municipal apresentou manhã desta terça feira (19), o Plano de Contingência para Enchentes em 2016, que traz passo a passo as ações que podem ser executadas em caso de nova alegação na capital rondoniense.

O relatório foi apresentado para representantes de todos os órgãos e empresas que integram o corpo operacional da Defesa Civil, mostra que para este ano as previsões meteorológicas apontam que o rio Madeira pode atingir a cota de 17,50 metros como nível máximo balizador. “Temos que trabalhar sempre com o pior quadro, com as piores previsões para assim, caso venha acontecer o pior, a gente já tenha definido as ações que vamos executar” disse o secretário de Defesa Civil Vicente Nessa, que coordenou o encontro. Hoje, no perímetro urbano de Porto Velho, o Rio Madeira atingiu a cota de 10,93 metros, 3 metros abaixo da cota de alerta.

A Defesa Civil coordenou na reunião a criação de um grupo de trabalho envolvendo todas as secretárias do executivo municipal, ONGs, Igrejas, Exército, governo do estado e demais voluntários. Uma parceria formada com o SIPAM e com as Usinas de Jirau e Santo Antônio, segundo o Nessa, vai permitir o monitoramento em tempo real com a possibilidade de alerta com uma hora de antecedência caso de inundação de qualquer área. “Com essa informação nós poderemos dá assistência as famílias e evitar que elas sejam surpreendidas, como aconteceu em 2014”, observou o secretário.

Relacionado
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.