Modern technology gives us many things.
Foto: Internet

Como manter a alimentação e a rotina de exercícios físicos nesse período por aqui?

Educador físico e nutricionista dão discas de como não perder o foco nesse período em que o calor predomina ainda mais Rondônia

Educador físico e nutricionista dão discas de como não perder o foco nesse período em que o calor predomina ainda mais Rondônia

Altas temperaturas e muito, muito sol são o que tem se sentido em Rondônia nos últimos dias por conta de uma onda de calor que assola o Brasil. E agora, fica a pergunta que não quer calar: Como manter a alimentação e a rotina de exercícios físicos nesse período por aqui?

Para ajudar com dicas e trazer as informações mais adequadas para enfrentar essa temporadas de calor por aqui, a equipe de ge.globo/ro conversou o profissional da educação física, Sidnei Poutierre e com a nutricionista, Isabela Pinheiro. Eles pontuaram alguns cuidados necessários para que o esportista não perca o gás durante esse período em que as sensações térmicas são mais quentes.

Não esqueça de se hidratar

A primeira atitude que a pessoas tem que tomar diante desse calorão é não esquecer de beber água, é o que pontua a nutricionista Isabela Pinheiro.

– Água é fundamental em qualquer momento da vida. Mas, claro que, com essa onda de calor a gente tem uma maior desidratação do corpo, que pode ser, inclusive, pelo suor – disse.

Foto: internet

Quanto à alimentação, a nutricionista dá dica da ingestão de alimentos mais leves.

– Feijoada, dobradinha, até mesmo o tradicional churrasco são comidas mais salgadas e gordurosas e com isso, o corpo demora um maior tempo para fazer a ingestão, causando um mal- estar, é viável que haja o consumo de alimentos mais leves, como: saladas, frutas, verduras.

Um olho no relógio, outro no termômetro

Em Rondônia, não dá de confiar muito no horário para definir o momento tempo para fazer uma atividade física ao ar livre. Isso porquê, tem dias que após às 16h, o sol ainda está brilhando em todo seu esplendor por aqui.

O ideal, explica Sidnei Poutierre, que é profissional de educação física, que a pessoa que opta por se exercitar ao ar livre fique atento também às temperaturas e ao clima.

– É preciso ponderar outros fatores, pois por aqui, tem dia que o amanhecer já vem com a presença do sol desde às 5h40, mas também tem dias que, o sol só vai aparecer depois das 7h e o clima acaba por ser é mais ameno. Então, não dá de confiar muito no relógio por conta disso – conta.

O ambiente para fazer a atividade física também deve ser analisado.

– Com o calor, é, infelizmente, comum a presença de queimadas, então isso deve ser visto também. São esses algumas intempéries que pessoa que se exercita ao ar livre acaba enfrentando, mas para ter sempre uma boa performance e, claro, saúde, ela precisa avaliar – explica.

Não desista! Vai dar certo

Para os apaixonados pela prática das atividades físicas ao ar livre como: ciclismo, atletismo, caminhada, corrida entre outros, não precisam se desesperar. Diante da realidade da nossa região, Sidnei traz soluções.

– Quem pratica uma atividade ao ar livre precisa de proteger: usar uma camiseta com proteção UV, abusar do protetor solar e realizar a atividade física pela parte da manhã. A tarde, é mais complicada, pois tem a poeiram fumaça e é preciso ter um cuidado a mais. Independente do horário, a proteção é essencial assim como ingerir água e fazer a recomposição dos eletrólitos – diz.

A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia é de que as altas temperaturas sigam ao longo da semana em alguns cidades, também, de Rondônia. As máximas ficarão perto dos 40º.

Por Jheniffer Núbia, ge.globo/ro

Relacionado
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.