Como evitar roubos e furtos no trânsito
Apesar dos altos índices, o motorista pode adotar alguns cuidados para evitar a ação dos criminosos e não ser mais um número nas estatísticas, mas de forma que nunca coloque a sua integridade em risco. Na hora do crime, a melhor opção é tentar manter a calma, não reagir e indicar todos os movimentos para que os bandidos não se assustem e acabem fazendo alguma bobagem.
Postura no trânsito
De acordo com a Polícia Militar, é fundamental ficar sempre alerta, especialmente à aproximação de estranhos, mesmo que não pareçam suspeitos e, ao parar em semáforos, por exemplo, fechar os vidros, travar as portas e deixar a primeira marcha engatada, para o caso de precisar arrancar rapidamente.
Além disso, o ideal é não usar jóias e relógios chamativos – se isso não for possível, recomenda-se que motorista e os passageiros não coloquem os braços para fora do veículo -, variar sempre o caminho, pois os ladrões ficam ligados na rota e nos horários, e não deixar expostos quaisquer objetos que estiver transportando (o melhor a fazer é colocá-los no porta-malas).
Na hora de parar
Também é preciso ter alguns cuidados na hora de estacionar. Segundo a PM, o motorista deve buscar lugares iluminados e bem movimentados para parar seu carro. Ao descer, vale certificar-se de que as portas estão trancadas e todos os vidros fechados.