BR-364 e ponte do Rio Madeira serão iluminadas com sistema de energia solar
A iluminação do perímetro urbano da BR-364 em Porto Velho, assim como a da ponte sobre o Rio Madeira na BR-319 deve ser gerada através de sistema de energia solar. Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit), dois projetos foram doados pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Rondônia (Fecomércio-RO) para o órgão realizar a obra. O problema no entanto, é que com os cortes do governo, apenas uma das obras está com recurso garantido.
“É um sistema de iluminação fotovoltaica a energia solar, onde a Prefeitura entrará, pós implantação, com a manutenção. É uma parceria na verdade, o Dnit executará um projeto doado pela Fecomércio e a prefeitura dará a manutenção depois”, explica Sérgio Augusto Mamanny, superintendente do Dnit em Rondônia.
A BR-364, segundo Mamanny, segue às escuras por conta dos constantes furtos de cabos de cobre, que tem alto valor comercial. Ele garante que vários pontos já foram substituídos, mas criminosos acabam levando os cabos, deixando os locais às escuras novamente. “Para este caso, já existe uma emenda do deputado Luiz Cláudio, no valor de R$ 11 milhões para a iluminação pública de Porto Velho”, garante o superintendente, explicando que o projeto ainda não está pronto e por isso, não há como estimar valor da obra. O perímetro a ser iluminado deve compreender da entrada do Bairro Novo até a Universidade Federal de Rondônia.
Do outro lado da cidade, na BR-319, a ponte sobre que liga Rondônia ao sul do Amazonas segue às escuras desde a construção. Mamanny diz que o projeto inicial da obra até contemplava a iluminação, mas que foi retirado por falta de recursos orçamentários disponíveis. Agora, já existe um projeto doado pela Fecomércio, mas não há recursos para a realização da obra. “Sempre houve limitações de recursos. Aí quando foram colocar a iluminação, achou-se que ficava muito caro, aí retirou essa parte de iluminação. Mas foi proposto pela projetista. Agora estamos com esse projeto, no valor de R$ 4,5 milhões, mas não posso dizer quando porque ainda não temos recursos, não sabemos como a economia vai se comportar”, diz.
As duas obras serão executadas pelo Dnit, sendo que para a da BR-364, há o recurso mas o projeto ainda não está pronto, e na ponte sobre o Rio Madeira, há o projeto, mas ainda não há recursos, por conta disso, o órgão não ainda não tem data estimado nem para início, nem para término da obra.