Modern technology gives us many things.

Após renúncia de vice-reitora, UNIR anuncia quatro candidatos para cargo

Em março deste ano, a então vice-reitora eleita, Viviane Ricciotti, renunciou ao cargo após ser denunciada por apresentar um diploma falso de doutorado à universidade.

Em março deste ano, a então vice-reitora eleita, Viviane Ricciotti, renunciou ao cargo após ser denunciada por apresentar um diploma falso de doutorado à universidade.

Decorrido o prazo de inscrição e de possíveis recursos contra as candidaturas para o cargo de vice-reitor da Universidade Federal de Rondônia (), a comissão eleitoral do pleito divulgou os nomes dos possíveis concorrentes ao segundo cargo mais importante da instituição de ensino superior na última sexta-feira (05).

São estes que devem concorrer na votação que vai acontecer no dia 07 de agosto, das 09 da manhã às 09 da noite:

– Professor doutor DENNY WILLIAM DE OLIVEIRA MESQUITA

– Professor doutor MARCELLO BATISTA RIBEIRO

– Professor doutor MARCIO SECCO

– Professor doutor PETRUS LUIZ DE LUNA PEQUENO

Inscrição para vice-reitor da UNIR 2024

Entenda o caso

Em março deste ano, a então vice-reitora eleita, Viviane Ricciotti, renunciou ao cargo após ser denunciada por apresentar um diploma falso de doutorado à universidade.

Esse novo processo não afetará o posto da reitora eleita, Marília Pimentel, uma vez que as eleições dos dois cargos acontecem de forma separada, mesmo que simultaneamente.

Marília Pimentel e Viviane Ricciotti foram eleitas reitora e vice-reitora da Unir, respectivamente, em dezembro de 2023. As eleições foram realizadas depois que a então reitora, Marcele Pereira, renunciou ao cargo em razão de problemas de .

Viviane Ricciotti faz parte do quadro de docentes da Unir há cerca de 15 anos e atualmente é professora permanente da universidade no Departamento de Engenharia Elétrica do campus de Porto Velho.

Segundo a Unir, Viviane Ricciotti apresentou um falso diploma de Doutora em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Essa ação é passível de investigações administrativas pela própria universidade, além de um inquérito policial.

De acordo com o Código Penal Brasileiro, falsificar documentos ou utilizar documentos públicos falsos é considerado com penas de 2 a 6 anos de reclusão, além de multa.

Processo eleitoral

O período para a campanha será entre os dias 12 de julho e 6 de agosto de 2024. No edital estão especificadas as normas para as propagandas eleitorais dos candidatos.

A votação está prevista para ser realizada no dia 7 de agosto de 2024, das 9h às 21h. O processo de consulta à comunidade universitária é secreto e será realizado integralmente de forma remota pelo Sistema de Eleição (SiE) da Unir, disponível no link: https://sistemas.unir.br/eleicao/pages/login.xhtml.

A previsão é que o resultado seja conhecido ainda na noite do dia 7, após a votação, com publicação do resultado provisório no dia 8. Neste link, há um tutorial para votação.

São aptos a votar os docentes da Unir, em efetivo exercício; ativos (cedidos) em outros órgãos e os/as docentes aposentados; visitantes, substitutos e temporários ativos e os redistribuídos para a Unir; os servidores técnico-administrativos, em efetivo exercício, incluindo também os aposentados, transpostos para a Unir e os cedidos para outros órgãos; e alunos de graduação e pós-graduação regularmente matriculados no Sistema Sigaa/Unir, exceto aqueles que se encontram com trancamento total de matrícula.

Todas as decisões e outros comunicados da comissão de consulta serão publicadas no site da Unir no endereço http://www.processoseletivo.unir.br/, na seção “Eleições”, e também na página oficial da Comissão no site www.eleicoes.unir.br.

Relacionado
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.