O Viveiro localizado no Presídio Semiaberto no Bairro Planalto no município de Rolim de Moura, intensifica o processo de doação de mudas ornamentais, essências florestais, plantas medicinais e aromáticas. Plantas estas destinadas para o embelezamento da cidade e zona rural, recuperação do lixão desativado e áreas degradadas assim como a preservação de nascentes.
O viveiro foi construído em 2016 via Conselho da Comunidade da Comarca Rolim de Moura. O trabalho atualmente está sob a responsabilidade da engenheira agrônoma Cristina Vergara. O local funciona por meio de parceria entre Prefeitura, Sejus e Vara Criminal. Além do paisagismo e revitalização, o viveiro trabalha a ressocialização dos reeducandos que atuam na mão de obra e são beneficiados com a remissão de pena.
O trabalho realizado pela responsável técnica fica dentro das atribuições da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (SEMMADU) que destaca que as mudas estão disponíveis para serem doadas para os moradores do município tanto da área urbana quanto rural. De acordo com a SEMMADU o viveiro tem capacidade para 80 mil mudas e já foram doadas até agora 60 mil mudas entre as quais: plantas ornamentais, essências florestais, plantas medicinais e aromáticas.
A SEMMADU informa que as pessoas interessadas em receberem as mudas como doação podem procurar a responsável técnica no presidio semiaberto ou entrar em contato com Cristina Vergara pelo fone (69) 9 8492 0545, que a entrega das mudas é realizada sem burocracia, bastando a pessoa informar o destino e a finalidade do plantio.
Acompanhado do secretário de meio ambiente, Carlos Alberto de Lima, o prefeito Aldo Júlio visitou o viveiro nesta quarta-feira, 8, e parabenizou todos os envolvidos com o projeto que tem impacto muito positivo no meio ambiente, e ainda ajuda a deixar a cidade mais florida e arborizada, dando aspectos urbano e deixando a Rolim de Moura cada vez mais bonita.
Via prefeitura de Rolim de Moura