Pais, estudantes, professores e comunidade em geral, participaram na tarde da segunda-feira, 3, de uma caminhada em alusão ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo. Organizado pela Prefeitura de Vilhena em parceria com Associação dos Pais e Amigos dos Autistas de Vilhena (Amavi), a ação reuniu mais de 200 pessoas que percorreram a avenida Major Amarante até a praça Ângelo Spadari.
De acordo com a presidente da Amavi, Sedilaine Marques, a caminhada busca levar o conhecimento sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). “É fundamental espalharmos esta mensagem para que as pessoas entendam a causa e possam contribuir, isso inclui chamar a atenção da sociedade como um todo. A informação é a base tanto para o diagnóstico quanto para a conscientização e inclusão dessas pessoas, que ainda sofrem muito preconceito. Nesse sentido, é importante sensibilizar todos sobre como acolher essas crianças e minimizar o preconceito através da conscientização. Agradecemos o apoio de todos os parceiros que colaboraram para a realização desse evento”, enfatizou Sedilaine.
Também participaram da caminhada os vereadores Samir Ali, Wilson Tabalipa, Zezinho da Diságua, Zeca da Discolândia, Sargento Damassa e secretários municipais.
SOBRE
O autismo é uma síndrome caracterizada por dificuldades na comunicação, na socialização e no comportamento, e faz com que a pessoa apresente algumas características específicas, como na fala e no ato de expressar ideias e sentimentos, mal-estar em meio a outros indivíduos e pouco contato visual, além de padrões e movimentos repetitivos.
Via Vilhena Notícias