A campanha de vacinação contra a gripe H1N1 começa nesta quarta-feira (13) em Porto Velho, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa). Com 30 casos suspeitos em Rondônia, a recomendação de antecipação foi feita pela Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) para todo o estado. O município tem disponível 99 mil doses.
De acordo com Elizete Gomes, coordenadora de imunização municipal, a vacinação começa com os profissionais de saúde e crianças de 6 meses a menos de 5 anos. Logo em seguida será a vez dos idosos, gestantes, puérperas e portadores de doenças crônicas. O último grupo são indígenas e presos. “Porém, dia 30 de abril, o Dia D da vacinação, será aberto para todos os grupos. Quem não procurar nas datas específicas por grupo, deve procurar o posto de saúde no dia 30”, afirma Elizete.
Porto Velho possui 14 casos suspeitos de H1N1, mas três, segundo a Agevisa, já foram descartados. As pessoas que não se encaixam nos grupos determinados, e queiram se vacinar, podem procurar a rede particular. “A nossa meta é vacinar 100% dos grupos de risco. A procura está muito grande nos postos de saúde, mas só podemos vacinar, quem se encaixar nesses grupos”, afirma a coordenadora.
Confira as datas de vacinação para cada grupo:
De 13 a 15 de abril
Profissionais da saúde e crianças de seis meses a menos de cinco anos;
De 18 a 22 de abril
Idosos, gestantes, puérperas e portadores de doenças crônicas;
De 25 a 29 de abril
Indígenas e presidiários
Dia 30 de abril
Aberto para todos os grupos de risco.