Porto Velho, RO – Na sua recente visita aos municípios de Rondônia em janeiro de 2024, o senador Confúcio Moura, do MDB, enfatizou a importância do partido nas eleições municipais vindouras, sem fazer menções explícitas a alianças de esquerda. Moura, o único membro da bancada declaradamente aliado do governo Lula, do PT, optou por focar no fortalecimento da legenda durante seus encontros com correligionários.
Durante sua jornada, que incluiu diversas cidades do estado, o senador incentivou os grupos do MDB a lançarem candidaturas coesas para vereadores, vice-prefeitos e prefeitos, ressaltando a histórica contribuição do partido para o desenvolvimento de Rondônia. Apesar de sua proximidade com o governo petista, Moura evitou mencionar alianças políticas de esquerda, centrando-se na importância do MDB no cenário político estadual.
Ao retornar para Brasília, o senador destacou o desejo de participar ativamente das campanhas políticas do estado, previstas para outubro, expressando confiança na capacidade do MDB de obter sucesso eleitoral. Sem definir uma orientação ideológica clara para o partido, Moura priorizou questões relacionadas ao desenvolvimento econômico do estado, especialmente o estímulo aos pequenos negócios e a reorganização do setor produtivo.
Embora aliado do governo Lula, Moura não fez menções explícitas sobre alianças de esquerda durante sua incursão pelos municípios de Rondônia, focando sua narrativa no fortalecimento da legenda e nas perspectivas para as eleições municipais.
CONFIRA O TEXTO NA ÍNTEGRA:
Eleições de 2024
Por Confúcio Moura
Na minha marcha em Rondônia agora no mês de janeiro de 2024 aos municípios, eu visitei vários, não vou nem falar o nome deles aqui, mas de Porto Velho até Pimenta Bueno eu fui visitando, e foi muito bom conversar com os companheiros do nosso partido. Animei os nossos grupos a lançarem chapas fechadas de vereadores e vereadoras, de candidatos a prefeito ou vice-prefeitos.
É importante marcar presença do nosso partido no estado, porque o MDB de Rondônia tem uma folha de serviço muito grande. Tivemos a metade do tempo em que o estado foi emancipado, governado pelo MDB. Sempre elegemos a maioria de vereadores, vice-prefeitos e prefeitos. A gente gostaria de dar continuidade a esse trabalho em Rondônia, de sempre fazer o bem, de promover o desenvolvimento do nosso estado através dos nossos bons gestores.
Então, eu volto pra Brasília levando uma carga muito grande de responsabilidades e também o desejo de participar das campanhas políticas do estado de Rondônia no próximo mês de outubro, e o partido vai fazer bonito. Espero que a gente eleja a maioria dos prefeitos de novo, como sempre temos elegidos, e a gente possa continuar governando e ajudando no crescimento e no desenvolvimento do estado.
Chegou a hora de Rondônia passar para outro ciclo econômico. Nós sempre vivemos aqui por ciclos econômicos. Estamos chegando a um ponto em que o agronegócio prospera e cresce muito, mas nós temos mais de cem mil pequenas propriedades rurais em Rondônia. Muita coisa. O comércio é forte, as agroindústrias estão aí andando, mas nós temos que dar uma reanalisada no setor produtivo do estado, principalmente dos pequenos negócios. Temos que estimular o Banco da Amazônia a oferecer créditos para os pequenos.
Temos que oferecer o microcrédito solidário inclusivo para todos e também apoiar os empresários. Os grandes empresários estão fazendo a sua parte, com suas consultorias, com seu trabalho, via às roças de soja e milho, realmente indo bem. Embora o milho foi colhido a safrinha em julho, agora é a nova safra que vai ser colhida em fevereiro pra março. Tudo indo muito bonito. Está chovendo aqui no estado, houve uma seca, mas está chovendo bem agora. Eu espero que todo mundo prospere, mas Rondônia precisa de uma reorganização, adequação da produção.
Os pequenos proprietários devem trabalhar de uma maneira organizada, possivelmente, copiando os modelos de Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul, para organizar a produção e a comercialização.
rondoniadinamica