O transporte coletivo será gratuito para quem vai votar no dia 6 de outubro, 1º turno das eleições municipais, em Porto Velho. O objetivo, segundo a prefeitura, é facilitar o acesso de todos os eleitores às urnas.
O decreto que garante a gratuidade foi assinado em setembro e garante a isenção das tarifas será válida das 6h às 18h, horário em que ocorrerá a votação.
A decisão de conceder a gratuidade tem como fundamento a promoção da acessibilidade ao processo eleitoral, facilitando o transporte de eleitores de todas as regiões da cidade. A ação busca assegurar a participação democrática de todos os cidadãos.
Os horários e itinerários dos ônibus estão disponíveis no site da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran).
Segurança no dia da eleição
As eleições vão ser realizadas no dia 6 de outubro, com um eventual segundo turno marcado para 27 de outubro. Durante este período, o estado de Rondônia está em alerta máximo para garantir a integridade do processo eleitoral. A operação faz parte de uma iniciativa nacional, coordenada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e pelo Centro Integrado de Comando e Controle Nacional (CICCN).
Em Rondônia, a Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) lidera o planejamento e a execução da Operação. O governo do estado destaca o compromisso de garantir que o eleitor rondoniense exerça seu direito de voto de forma tranquila e segura. Todo o sistema de segurança pública vai estar em plena operação, monitorando e atuando em todas as áreas de interesse operacional.
Parceria com o TRE-RO
O convênio firmado entre o governo do estado e o Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO) é um dos pilares desta Operação. O acordo prevê a atuação direta da Polícia Militar do Estado de Rondônia (PMRO) e da Polícia Civil do Estado de Rondônia (PCRO) no apoio às atividades do TRE-RO, garantindo a segurança de magistrados, servidores da Justiça Eleitoral e eleitores. Além disso, o convênio assegura o aprimoramento da segurança institucional do TRE-RO durante todo o período eleitoral.
O secretário de Segurança, Felipe Bernardo Vital declarou acerca da ação: “Nosso objetivo é garantir que cada cidadão tenha a liberdade de votar sem medo ou intimidação. A segurança pública está trabalhando para que o processo eleitoral seja conduzido com transparência e ordem. A segurança das eleições 2024 é nossa prioridade.”
Com informações de Rondoniadinâmica e G1