O Sindicato das Trabalhadoras e Trabalhadores em Educação no Estado de Rondônia (SINTERO) protocolou, nesta quarta-feira, 4 de dezembro, o Plano de Valorização para 2025 na Secretaria de Estado da Educação (SEDUC).
Veja a linha do tempo das ações realizadas
• 21 de outubro de 2024: O SINTERO enviou o Ofício nº 352/2024 à Casa Civil, solicitando uma audiência para discutir temas como auxílio-transporte e alimentação.
• 22 de outubro de 2024: A Casa Civil respondeu ao SINTERO, orientando que as demandas fossem direcionadas diretamente à SEDUC.
• 23 de outubro de 2024: O sindicato enviou o Ofício nº 354/2024 à Secretária de Educação, Ana Lúcia Pacini, pedindo uma audiência para tratar de demandas da categoria.
• 26 a 30 de novembro de 2024: O SINTERO realizou uma série de assembleias e reuniões nas escolas, permitindo que trabalhadoras e trabalhadores da educação apresentassem suas propostas para o Plano de Valorização 2025.
• 2 de dezembro de 2024: O Sistema Diretivo do SINTERO deliberou sobre as pautas apresentadas pela categoria nas assembleias e reuniões.
• 3 de dezembro de 2024: O SINTERO enviou o Ofício nº 381/2024 com a proposta do plano à SEDUC, solicitando uma reunião com a Secretária de Educação para tratar do Plano de Valorização e demais demandas da categoria, ainda no exercício de 2024.
• 4 de dezembro de 2024: O sindicato protocolou, por meio de suas/seus representantes, o Plano de Valorização para 2025 à SEDUC, formalizando as propostas.
A presidenta do SINTERO, Dioneida Castoldi, destacou a importância do processo: “Estamos antecipando as tratativas sobre o Plano de Valorização para 2025 ainda em 2024. Esse planejamento antecipado é essencial para uma execução eficaz e para assegurar que a valorização da educação aconteça o mais rápido possível. Nossa expectativa é que a implementação ocorra no primeiro trimestre de 2025. Caso necessário, estamos prontos para iniciar um movimento de luta, garantindo que as demandas da categoria sejam atendidas com urgência e compromisso.”
O SINTERO segue mobilizado para assegurar que o Plano de Valorização seja implantado com transparência e eficácia, priorizando as necessidades da categoria e buscando a melhoria contínua das condições de trabalho da educação pública em Rondônia.
Via Sintero