O Programa Vencendo a Crise com Inovação, desenvolvido em Rondônia, visa fortalecer a economia do Estado, além de garantir emprego. O senador Valdir Raupp falou na manhã de hoje (28), no auditório da Fiero em Porto Velho, da importância da pecuária e da indústria para o futuro econômico e social do Estado, além da criatividade em momento de crise.
A agricultura, a pecuária e a indústria estão sendo fomentadas pelo governo do Estado e conta com o apoio das instituições financeiras. Segundo Raupp, a estimativa é que teremos uma safra de café da 4 milhões de sacas. “Já produzimos muito mais. Hoje o cultivo do café está sendo incentivado pelo governo do Estado, garantia de futuro promissor para Rondônia”, afirmou.
A pecuária é um dos pontos positivos na economia de Rondônia. A Idaron, que foi implantada no governo Raupp, “merece crédito, pois tem reconhecimento mundialmente pela qualidade da nossa carne bovina”, argumentou o senador. O programa Terra Tombada, de sustentação às famílias do campo dá o suporte necessário para que os agricultores possam produzir em quantidade com o máximo de qualidade.
O Porto Graneleiro, que exporta a maioria da produção de grãos do Estado e do Mato Grosso mereceu destaque no discurso do senador Raupp e também a Zona de Processamento de Exportação de Porto Velho. “Temos que acreditar na potencialidade do nosso Estado e na força da nossa gente. É na crise que a gente tem que inovar para pode vencer, superar as dificuldades”, concluiu o senador Valdir Raupp.
O vice-governador Daniel Pereira (PSB), o presidente da Fiero, Marcelo Thomé e o superintendente do Sebrae-RO, Valdemar Camata Júnior, também falaram sobre a potencialidade do Estado, os investimentos na educação empreendedora e no fomento ao crédito.