O senador Valdir Raupp(PMDB-RO) e a deputada federal Marinha Raupp(PMDB-RO) acompanham à delegação chinesa em visita a Rondônia, nesta segunda-feira(08/06) para tratar sobre os investimentos no estado, na área de infraestrutura, a exemplo da Ferrovia Transcontinental. A comitiva visita Ji-Paraná e Vilhena.
Na manhã de hoje, a delegação chinesa representada pelo embaixador da China no Brasil, Li Jinzhag, participou de uma reunião, em Ji-Paraná, quando se iniciaram as tratativas visando à implantação de investimentos daquele país, no estado. A reunião contou com a presença do prefeito, Jesualdo Pires.
Em seu discurso, o senador Valdir Raupp afirmou que a parceria Brasil/China começa a dar resultados com a visita da delegação para conhecer as potencialidades do estado.
Para o senador, Rondônia tem um grande potencial econômico e precisa de investimentos na área infraestrutura para escoar a produção. A implantação da ferrovia Transcontinental para as regiões norte e centro-oeste significa um novo tempo para o agronegócio entre os estados dessas regiões, e que a ferrovia irá contribuir para a redução dos custos no transporte da soja, do milho e de outros produtos.
Raupp lembrou a sua luta e da deputada federal Marinha Raupp para incluir o estado de Rondônia no sistema ferroviário nacional durante a apreciação e votação da Medida Provisória 427/08, no Congresso Nacional.
Na Câmara Federal, a deputada federal Marinha Raupp solicitou ao deputado Jaime Martins, relator da MP 427/08, na Câmara dos Deputados, a inclusão das cidades de Porto Velho e Vilhena, na ligação ferroviária.
No Senado, a MP teve o senador Raupp como relator-revisor, que manteve a inclusão dos municípios de Vilhena e Porto Velho, nos trechos da Ferrovia. O projeto foi aprovado, em agosto de 2008, pelo Senado Federal.
“Assim, a minha ação política realizada ao lado da deputada Marinha no Congresso Nacional em prol da Ferrovia Transcontinental ganha agora um novo rumo com a visita da delegação chinesa a Rondônia”, ressaltou o senador Valdir Raupp.
Acompanham também a comitiva chinesa, o vice-governador, Daniel Pereira, o senador Acir Gurgazc, o governador do Mato Grosso, Pedro Taques e representantes do estado do Acre.
Ribamar Rodrigues