Serão promovidas nesta sexta-feira, 24 de abril, a partir das 17h no Parque da Cidade, atividades físicas e recreação em alusão ao Dia Nacional de Combate e Prevenção à Hipertensão Arterial, que acontece originalmente no dia 26 de abril. Por conta disso, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), em alusão à data, está antecipando a comemoração e promoverá um momento de conscientização para a população de Porto Velho em parceria com a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semes) na realização de atividades laborais com educadores físicos.
Segundo a coordenadora do Programa Hiperdia da Semusa, Ivaneide Neves, a adesão à prática de atividade física contribui para a prevenção e tratamento da hipertensão. “As adequações e mudanças no estilo de vida e hábitos alimentares são tão importantes quanto o tratamento medicamentoso. O alerta vem evidenciar a população a deixar o sedentarismo, a reduzir a quantidade de sal na alimentação e a aderir a prática de exercício programada e rotineira e assim aumentar a sua expectativa de vida, relembrando que as consequências da Hipertensão podem ser evitadas”, destacou.
As atividades terão suporte de materiais educativos como folders e panfletos que alertam sobre o crescente número de casos da doença com o tema “Menos Pressão”. Para Ivaneide, a população deve ser alertada sobre a incidência da doença que aumenta a cada ano, principalmente entre as crianças e os adolescentes devido à elevação da taxa de obesidade infantil provocada por má alimentação e uma vida sedentária.
De acordo com o Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB), atualmente o Município de Porto Velho tem em média 7.896 usuários hipertensos cadastrados e 7.559 usuários acompanhados nas Unidades de Saúde da Família.
Texto e fotos | Collien Rodrigo/Divulgação