Dezenas de alunos de escolas de Porto Velho estiveram na sede da Secretaria municipal de Agricultura (Semagric), nesta sexta-feira, 12 de dezembro, para conhecer e aprovar ou não a nova proposta da Prefeitura: A inserção do peixe sem espinha na merenda escolar. O alimento é rico em vitaminas, minerais, proteína e em ômega.
Talita Bianca, de nove anos e estudante da quarta série da Escola municipal João Ribeiro Soares, conta que gostou do sabor do hambúrguer de peixe que comeu. “ Seria muito legal ter o hambúrguer de peixe na merenda da minha escola. Eu e meus colegas descobrimos coisas novas sobre o meio ambiente hoje. Quase não temos oportunidade de saber o que a nossa cidade tem para nós e, hoje eu soube um pouco mais sobre o peixe e pude provar um lanche diferente”, comenta Talita.
Para Cíntia Souza, professora do 5º ano da Escola Municipal Senador Darcy Ribeiro o evento permite que as crianças ampliem seus conhecimentos. Uma verdadeira aula de ecologia e sustentabilidade. “Eles ampliaram o conhecimento sobre uma variedade de peixes e verduras que no dia a dia eles não tem acesso. E estão curiosos para saber que outros tipos de lanches podem ser feitos com o peixe, além do hambúrguer”, disse a professora.
De acordo com o secretário titular da Semagric, Leonel Bertolin, a intenção é colocar o hambúrguer de peixe na merenda escolar e para isso nada melhor do que ter a análise dos próprios alunos. “A aprovação das crianças neste momento é importante. Estamos trabalhando para realizar a inserção deste produto que é produzido em grande quantidade pelo município e que tem um valor nutricional incrível. Para isso, a Prefeitura de Porto Velho está adquirindo material para realizar a produção deste alimento de forma que as crianças possam consumir, bem como buscando os aparatos para que se possa manter e aumentar o escoamento. Dessa forma garantimos uma merenda de qualidade e a produção não só de verduras como de peixes”, afirma o secretário.
Por Rebeca Barca | Fotos Medeiros