A cerimônia de homenagem aos atletas e dirigentes da delegação de Porto Velho participante dos Jogos Intermunicipais de Rondônia – JIR, aconteceu na noite de sexta-feira, 04 de dezembro, no Teatro Banzeiros. O evento foi promovido pela Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semes). A delegação Portovelhense com aproximadamente 150 atletas de diversas categorias como tênis de mesa, atletismo, ciclismo, basquetebol, voleibol, futsal, vôlei de areia e handebol, foi destaque em Cacoal.
De acordo com o secretário da Semes, Rafael Claros, essa é uma forma de agradecer o desempenho de todos os atletas. “O prefeito Mauro Nazif nos perguntou como poderíamos agradecer a todos e a maneira que encontramos é comunicar que a partir do ano que vem haverá a remuneração dos atletas na atuação destes jogos. Hoje, faremos uma homenagem em vídeo e entrega de certificados. Nossa cidade trouxe uma excelente colocação e percebemos também que muitos atletas de que representavam outros municípios são Portovelhenses que moram nestes locais. Por isso entendo que temos um potencial enorme”, afirma Rafael Claros.
Andréia Santos, 42 anos, é professora de Educação Física. “ Eu e minha dupla Letícia representamos pela primeira vez o vôlei de praia do município. Sempre quis jogar por Porto Velho. Ficamos em terceiro lugar e acho positivo por ser o primeiro ano. Não tenho o que reclamar do apoio que recebemos do município neste Jogos. Aliás, nenhum atleta da minha categoria ficou desamparado lá. Tudo de boa qualidade”, disse a atleta.
Cleberson Gonçalves da Silva, 23 anos, fala sobre as vitórias do time de Handebol. “Esse é o segundo ano que participo e a foi uma experiência boa porque a final foi feita com o time de Cacoal, contra toda a torcida e ainda por cima estávamos com o time desfalcado e conseguimos ser campeões. Esta vitória se deve ao comprometimento de cada um. Nós representamos a escola Rádio Farol. Somos bicampeões estaduais e campeões da copa Rondônia. De sete competições ganhamos seis”, comemora Cleberson.
O professor Heitor de Oliveira Neto, treinador de basquetebol, participou de cinco Jogos Intermunicipais de Rondônia. Ele relata que este ano houve uma evolução no esporte do município e Estado. “Fomos campeões no masculino e feminino. A equipe masculina é a única modalidade coletiva que ainda não perdeu nenhum JIR depois que voltou. E estamos buscando a melhoria dos atletas e a remuneração dos técnicos, dessa forma é possível alavancar o esporte em Porto Velho que já está crescendo”, comenta.
Por Rebeca Barca | Fotos Frank Néry