Pelo menos 10 pessoas morreram no Rio Grande do Sul devido às fortes chuvas registradas nos últimos dias, segundo informações divulgadas pela Defesa Civil no início da noite de quarta-feira (1º/5). A situação de emergência no território gaúcho se compara com episódios observados ao longo do ano passado, quando o estado sofreu com tempestades, ciclones e enchentes.
Em 2023, o Rio Grande do Sul teve quatro situações de emergências. De acordo com a Defesa Civil gaúcha, foram 81 vidas perdidas em decorrência dos eventos adversos, como tempestades e inundações.
Um ciclone atingiu diversos municípios gaúchos em junho do ano passado. Mais de 2 milhões de pessoas foram atingidas, com cerca de 3 mil pessoas desabrigadas e cidades destruídas, com queda de pontos e encostas.
Outros três eventos adversos, como chuvas intensas e enchentes, foram registrados de julho a dezembro de 2023. As tempestades deixaram rastro de destruição por onde passaram, com casas destruídas, ruas interditadas e pessoas sem ter onde morar.
Matéria original:
https://www.metropoles.com/brasil/rs-chuvas-ciclones-e-enchentes-causaram-5-emergencias-desde-2023
Metrópoles com foto de redes sociais