A Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) através das profissionais Assistente Social Erivalda Lucino e a Psicóloga Josiane Rolim representando o Centro de Referência de Assistência Social – CRAS participaram de entrevistas na rádio e televisão em alusão ao Abril Azul- Conscientização do Autismo.
As profissionais esclareceram que o autismo é um transtorno no desenvolvimento do cérebro que afeta cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo.
O abril azul foi constituído pela Organização das Nações Unidas, ONU, com intuito de conscientizar todos os indivíduos sobre o Autismo e dar visibilidade ao Transtorno do Espectro Autista (TEA).
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio caracterizado pela alteração das funções do neurodesenvolvimento, com algumas características como: dificuldades em comunicação, linguagem, interação social e comportamento. O diagnóstico precoce permite o desenvolvimento de estímulos para independência e qualidade de vida das crianças.
A secretária da SEMAS, Sandra Miranda destaca que pessoas com Transtorno do espectro Autista pode requerer benefício da prestação continuada (BPC) e a carteira de identificação que em Rolim de Moura é oferecida pela SEMAS.
A SEMAS/CRAS realiza a confecções da Carteira do Autista em Rolim de Moura, com o Laudo em mãos fechando o diagnóstico do TEA e documentos pessoais, os responsáveis podem se dirigir até a instituição para confecções da Carteira do Autista.
Sobre o benefício da prestação continuada as pessoas devem procurar informações diretamente na Semas, destacou a secretária.
Via prefeitura