Segundo secretário Vicente Bessa, da Secretaria Municipal de Programas Municipais e Defesa Civil, as chuvas intensas que estão caindo no rio Beni e Abunã devem aumentar ainda mais o nível do Rio Madeira em Porto Velho. “Nós estamos monitorando o rio já faz tempo, e estamos percebendo este aumento. Por enquanto nenhuma família foi desabrigada, mas três já pediram ajuda para sair de casa. Agora estamos fazendo o planejamento de retirada, e elas devem ir para casa de parentes”, explica o secretário.
Bessa diz ainda que os bairros Candelária, Triângulo, Baixa da União, Arigolândia, Centro, Nacional, Baixa, São Sebastião e os três becos possuem cerca de 250 famílias que correm o risco de serem atingidas pela possível enchente. “Muitas dessas famílias já estão esperando os apartamentos do Orgulho do Madeira. E o município não pode constituir abrigos porque ainda não estamos em estado de emergência”, informa o secretária que ressalta que é necessário mais de 100 famílias desabrigadas para ser decretado o estado de emergência.
Quem estiver em situação de risco, ou percebendo que o nível do rio está subindo muito rápido, pode entra em contato com a Defesa Civil Municipal pelo telefone 3901-3020 ou 194. O Corpo de Bombeiros também ajuda no socorro, basta ligar no 199.