No último domingo, 28, numa partida emocionante, o América-RN venceu de virada, por 3-1, o Caxias-RS e assegurou o acesso à Série C do Campeonato Brasileiro. Mais de 27 mil torcedores presentes na Arena das Dunas viram e se emocionaram com acesso do Mecão à Terceirona.
A emoção também tomou conta dos dirigentes, comissão técnica e jogadores. Entre eles, um meia-atacante de 27 anos nascido em Rondônia. Fauver Frank Mendes Braga nasceu em Ji-Paraná, na região central do Estado, mas a família mudou-se para Vilhena quando ele ainda era criança.
Em Vilhena, onde a família mora até hoje, Frank deu seus primeiros passos no futebol jogando pelo Clube Atlético Rondoniense, clube já extinto. “Eu comecei aos 12 anos no CAR, o clube tinha uma ótima estrutura e me possibilitou ir para o Fluminense”, lembra o jogador.
Depois do Fluminense, Frank passou por Santos, Figueirense e Desportivo Brasil até chegar no Bahia, aos 18 anos. No Bahia, ficou até os 21 anos. Depois do time de Salvador, jogou no futebol mato-grossense e paranaense antes de ir jogar na Coreia do Sul, aonde atuou pelo Gyeongnam FC e Ansan Greeners FC.
Sobre atuar fora do país, Frank afirmou que a maior dificuldade foi mesmo a barreira linguística. “Jogar na Coreia do Sul foi complicado para me comunicar, porque até aquele momento eu não sabia falar inglês, que era o único meio de me comunicar com eles; meu tradutor só falava inglês e era a primeira vez fora do Brasil. Os primeiros meses foram difíceis, mas me adaptei”, relatou.
Na volta ao Brasil, o atleta defendeu o Velo Clube-SP, antes de ir para o futebol nordestino, onde jogou pelo Afogado e o Santa Cruz, em Pernambuco, antes de chegar no América-RN que no último domingo coroou a campanha com o acesso à Série C.
“Eu defino esse momento como imensurável, não existem palavras para descrever. Clube que tem camisa, a torcida enorme; mas, que já estava na Série D há seis anos. Este ano conseguimos o acesso, foi algo fantástico”, narrou.
Com o acesso garantido, o foco agora é nos dois jogos da semifinal contra São Bernardo-SP, valendo vaga na decisão. Confiante, a torcida do América esgotou em menos de 24 horas todos os 28 mil ingressos disponibilizados pelo clube para a primeira partida que será neste domingo, 04 de setembro.
“Com toda certeza iremos em busca do título brasileiro para coroar esse acesso da melhor maneira possível”, frisou Frank.
Sobre o futuro, o Frank disse que está focado somente na sequência do campeonato e que deixa essa parte extracampo com o seu agente.
Folha do Sul