Com o avanço da crise em decorrência das queimadas por todo o Brasil, deputados e senadores protocolaram diversos projetos de lei (PLs) no últimos dias envolvendo a temática. Muitas propostas são para endurecer as penas de quem incendeia florestas e áreas de preservação. Em duas semanas, foram apresentados 21 projetos que envolvem meio ambiente, sendo 14 na Câmara dos Deputados e sete no Senado Federal.
A percepção de que a maioria dos incêndios que tomaram o país nas últimas semanas são causados por ações humanas, e que há movimentação criminosa envolvida, furou a bolha das ideologias e é compartilhada por políticos de todos os espectros políticos.
Em meio a queimadas, Câmara realiza simulação de incêndio nesta 6ª
Chacareiro provocou incêndio que devastou cerca 200 mil m de vegetação
Incêndios devem ser tratados como as chuvas no RS, diz Nilto Tatto
As prisões de suspeitos de atear fogo tanto em São Paulo quanto em Brasília, por exemplo, contribuem para reforçar a percepção de ações criminosas. Nesta semana, o governo federal reuniu os Três Poderes para debater as queimadas e também governadores para discutir uma ação conjunta. Mas por enquanto não há um consenso sobre o enfrentamento unificado ao problema.
Foto: Divulgação/ Governo de SP
https://www.metropoles.com/brasil/queimadas-com-crise-congresso-recebe-21-projetos-em-duas-semanas
Metrópoles